Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Portal da Defesa Nacional recebe Selo Prata de Usabilidade

28 de Dezembro, 2020
Defesa Nacional

O portal www.defesa.gov.pt, do Ministério da Defesa Nacional, foi distinguido com o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade no dia 18 de dezembro 2020, terminando o ano com o reconhecimento dos esforços para cumprir as melhores práticas de experiência digital e de inclusão.

Foi já a fechar o ano 2020, após análise e verificação de cumprimento dos requisitos exigidos para concretizar a candidatura, que foi atribuído ao Portal da Defesa Nacional o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade. Até alcançar este patamar de conformidade com as melhores práticas, houve um esforço da equipa desenvolvedora do Defesa.Gov, que realizou um excelente trabalho e conseguiu tornar a estrutura e conteúdos do portal mais acessíveis, com o apoio da Equipa de Experiência Digital da AMA.

Além de cumprir a obrigação legal que consta no Decreto-Lei n.º 83/2018 e ter publicada a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade que descreve esses esforços em prol dos utilizadores, a Defesa Nacional pretende que este trabalho não fique por aqui e, já em 2021, terá o objetivo de evoluir ainda mais o portal em termos de acessibilidade e usabilidade, chegando ao Selo Ouro.

Relembramos que o Selo identifica e distingue a aplicação das melhores práticas de usabilidade e acessibilidade em sítios Web e aplicações móveis, podendo ser Bronze, Prata ou Ouro, em função do nível de cumprimento das boas práticas, aumentando a exigência e promovendo a melhoria contínua dos serviços digitais, sobretudo das entidades da Administração Pública.

Mais informação sobre candidatura ao Selo pode ser consultada em: https://selo.usabilidade.gov.pt.

Categorias: Etiquetas:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt