Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

acessibilidade.gov.pt, a nova casa da acessibilidade

7 de Outubro, 2020

No passado dia 6 de outubro foi transmitido o evento Acessibilidade Digital, no alinhamento do qual foi apresentado o novo portal acessibilidade.gov.pt, a nova casa da acessibilidade.

Chega assim ao mundo digital uma plataforma mais inclusiva e acessível para todos, que se apresenta mais operável, mais compreensível, mais robusta e mais percetível – os 4 princípios que dão corpo às Diretrizes de Acessibilidade do Conteúdo Web do World Wide Web Consortium (W3C), standard adotado pelos diversos Estados Membros da União Europeia.

Composto por dois painéis de debate, com representantes da Agência para a Modernização Administrativa, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Universidade do Porto e do próprio W3C, o evento contou ainda com a participação das Secretárias de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, e da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Ainda pode assistir a tudo o que se passou, visitando o YouTube da AMA.

Categorias:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt