Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

3 passos para publicar a Declaração de Acessibilidade

3 de Julho, 2023

A partir de 23 de setembro de 2020 todos os sítios Web da Administração Pública passaram a estar obrigados a ter uma Declaração de Acessibilidade Web publicada.

Para a sua publicação há 3 coisas que precisa de fazer:

Avaliar

Para proceder à avaliação dos conteúdos Web e das componentes da interface dos seus serviços em linha, precisa:

Depois de saber onde se encontram os standards, tome nota que vai ter que voltar várias vezes aos documentos referenciados atrás. Diziamos nós que, depois de conhecidos os standards há que proceder à avaliação.

Para o trabalho de avaliação, pode, e deve, usar dois métodos:

  • avaliação automática, e
  • avaliação manual

Avaliação automática

Para a avaliação automática, a que recorre a ferramentas automáticas de avaliação de boas práticas de acessibilidade nos conteúdos ou nas diversas componentes da interface Web, recomendamos a utilização:

A avaliação, de acordo com o Decreto-lei n.º 83/2018, deve ser feita a uma amostra de páginas composta, no mínimo, pela página de entrada + todas as páginas hiperligadas à página de entrada. Todas elas pertencentes ao domínio em análise.

Avaliação manual

Para a avaliação manual, a AMA desenvolveu a lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional”. Percorra a lista de verificação, proceda à correção dos erros encontrados e faça do ficheiro fornecido um repositório das evidências que demonstram de que forma os seus conteúdos e as suas componentes Web passam o standard WCAG 2.1.

Níveis de conformidade

A declaração de acessibilidade divide-se em 3 níveis de conformidade:

  • Plenamente conforme
  • Parcialmente conforme
  • Não conforme

A declaração encontra-se plenamente conforme quando:

“(1) A avaliação automática indica que todas as páginas da amostra têm uma pontuação entre 9 e 10 na escala do validador AccessMonitor, e;

(2) A avaliação manual indica que, no mínimo, 75% dos requisitos constantes da lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional” estão satisfeitos.”

A declaração encontra-se parcialmente conforme quando:

“(1) A avaliação automática indica que todas as páginas da amostra têm uma pontuação inferior a 9 mas superior a 8 na escala do validador AccessMonitor, e;

(2) A avaliação manual indica que, no mínimo, entre 50% a 75% dos requisitos constantes da lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional” estão satisfeitos.”

A declaração apresenta-se não conforme quando:

(1) A avaliação automática indica que todas as página da amostra têm uma pontuação inferior a 8 na escala do validador AccessMonitor, e;

(2) A avaliação manual indica que violamos mais de 50% do requisitos da lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional”.

Preencher a Declaração

Feita a avaliação e a correção das ocorrências encontradas, é importante efetuar relatórios de todo o processo de avaliação levado a efeito. Estes documentos irão ser anexados e servirão de prova de evidências do trabalho que desenvolveu para tornar o seu sítio Web mais acessível.

Para o preenchimento da Declaração, a AMA desenvolveu um Gerador que o ajuda a completar esta etapa e a preparar a declaração para ser publicada.

O Gerador WAI-Tools PT v1.5 foi desenvolvido pela AMA no âmbito do projeto WAI-Tools – projeto financiado pela Comissão Europeia. O Gerador foi concebido para responder ao modelo da Declaração em uso em Portugal.

A declaração que resulta do Gerador tem um formato machine-readable, e está pronto para ser copiado para o seu sítio Web. O Gerador fornece o documento HTML estruturado. O estilo é o do seu sítio Web.

Publicar a Declaração

A declaração exportada do Gerador deve ser tornada pública no seu sítio Web. O Decreto-lei n.º 83/2018 menciona mesmo que ela deve ficar numa página com o endereço do tipo https://domínio-do-site/acessibilidade/ ou https://domínio-do-site/acessibilidade.html (ou .php ou outra extensão usada pelo gestor de conteúdos).

Categorias: Etiquetas:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt