Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Introdução à Norma Europeia EN 301 549

3 de Fevereiro, 2020
Introdução à norma Europeia EN 301 549 Nota: A presente vídeo-série encontra-se integralmente legendada em Português. Os vídeos encontram-se no Youtube em legenda fechada, podendo mesmo as legendas serem lidas por alguns leitores de ecrã usados por pessoas cegas.

Listagem dos 13 vídeos Youtube da série

Com a presente série a Funka fez um notável trabalho de simplificação para apresentar a EN 301 549

As normas técnicas são geralmente difíceis de ler e de entender. A norma Europeia (EN 301 549) que norteia a contratação pública de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não é exceção. Foi a pensar nisto que a Funka – empresa europeia especialista em acessibilidade – com o patrocínio da Microsoft, produziu uma série de 13 vídeos de introdução à Norma Europeia EN 301 549. Os vídeos, em formato de tutoriais de 10 a 15 minutos, facilitam a compreensão e a utilização da Norma por quem é responsável pelo desenvolvimento ou pela aquisição de TIC.
Quanto mais fácil for para as pessoas compreenderem como podem ter a acessibilidade em conta aquando dos processos de aquisição, mais acessível a nossa sociedade será. A Microsoft investiu anos na elaboração da Norma Europeia EN 301 549. Esperamos que esta série de vídeos ajude a Norma a alcançar o seu máximo potencial. Alex Li, Analista Principal de Standards da Microsoft.
A EN 301 549 vai, provavelmente, ser um dos passos mais importantes rumo à acessibilidade às TIC na Europa. Ela é o resultado do trabalho conjunto das organizações europeias de normalização CEN/CENELEC e ETSI, as quais foram mandatadas pela Comissão Europeia para elaborarem uma Norma Técnica no âmbito da acessibilidade às TIC que possa servir de diretriz à legislação sobre contratação pública nos vários Estados Membros. Espera-se que a Norma possa ter um impacto imediato no setor público mas o objetivo é que as soluções acessíveis se disseminem por toda a sociedade.
Estamos muito orgulhosos e felizes por levar a cabo este projeto. Susanna Laurin, CEO da Funka e especialista em acessibilidade.

Referências EN 301 549

Categorias: Etiquetas:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt