Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Paralímpicos já são Ouro

17 de Agosto, 2021
Comité Paralímpico de Portugal

O sítio Web do Comité Paralímpico de Portugal https://paralimpicos.pt obteve o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade, mesmo antes da chamada de embarque para Tóquio, onde se realizarão os Jogos Paralímpicos 2020.

Cumpridos os requisitos de Usabilidade e Acessibilidade necessários, de acordo com as listas de verificação – 10 Aspetos Funcionais, Conteúdo e Transação – o sítio web foi também alvo de testes com utilizadores. Exigência esta requerida para a obtenção do Selo Ouro e que surge pela primeira vez na legislação nacional (Decreto-Lei n.º 83/2018).

Os testes com utilizadores devem ser realizados com um mínimo de seis utilizadores, dois dos quais com necessidades especiais (o relatório deve indicar a data da análise, descrição das tarefas solicitadas, número de participantes e sua caracterização, bem como os resultados obtidos, nomeadamente o número e o tipo de pessoas com deficiência que participaram no estudo, principais barreiras encontradas, taxas de sucesso de execução das tarefas e tempos de execução). Mais informação disponível em: https://selo.usabilidade.gov.pt .

Desejamos as maiores felicidades a todos os atletas paralímpicos, que tragam de Tóquio mais Bronze, Prata e Ouro a que nos habituaram, mas acima de tudo que superem os seus objetivos pessoais!

Categorias:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt