Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Murça é a primeira autarquia a receber o Selo de Usabilidade

18 de Dezembro, 2020
Município de Murça

O sítio Web www.cm-murca.pt, da Câmara Municipal de Murça, recebeu o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade no dia 17 de dezembro 2020, tornando-se a primeira autarquia a ser distinguida por cumprir as melhores práticas de experiência digital e de inclusão. 

O dia 17 de dezembro de 2020 fica como um marco para a acessibilidade Web, porque foi atribuído o primeiro o Selo de Usabilidade e Acessibilidade a uma autarquia. O sítio Web do Município de Murça atingiu o Selo Prata, após avaliação da candidatura e com o apoio da Equipa de Experiência Digital da AMA. 

Além de cumprir a obrigação legal que consta no Decreto-Lei n.º 83/2018 e ter publicada a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade, depois de analisada a candidatura, foi atribuída a Murça essa distinção de excelência que demostra o patamar de conformidade com as melhores práticas e o esforço para garantir serviços digitais mais acessíveis e inclusivos. 

Relembramos que o Selo identifica e distingue a aplicação das melhores práticas de usabilidade e acessibilidade em sítios Web e aplicações móveis, podendo ser Bronze, Prata ou Ouro, em função do nível de cumprimento das boas práticas, aumentando a exigência e promovendo a melhoria contínua dos serviços digitais, sobretudo das entidades da Administração Pública.  

Mais informação sobre candidatura ao Selo pode ser consultada em https://selo.usabilidade.gov.pt .

Categorias: Etiquetas:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt