Extensão do AccessMonitor para Chrome e Edge com Bateria de Testes ACT-R ainda mais afinada
16 de Setembro, 2025
A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, I.P. (ARTE, I.P.) atualizou no passado dia 10 de setembro 2025 a extensão do AccessMonitor para usar no Chrome e no Edge.
O validador de práticas de acessibilidade para sítios web, que a ARTE desenvolve em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) desde 2019, chegou à Web Store do Chrome, no passado dia 5 de junho de 2025.
O AccessMonitor valida práticas de construção de sítios web e revela quão acessíveis elas são. “De 1 a 10, quanto valem as tuas práticas em termos de acessibilidade?” Esta tornou-se a pergunta mais famosa do AccessMonitor e que atrai milhares de utilizadores em todo o Mundo. Do Brasil, onde até é citado na legislação, passando pela Grécia, Dinamarca, Finlândia, Chipre, Eslováquia, onde facilita a recolha de dados para produzir relatórios de monitorização para a UE, até Singapura, onde o Governo o usa para testar os seus sítios web. Em Portugal, o AccessMonitor já realizou mais de 4 milhões de avaliações desde 2020.
Porque é tão popular? É grátis, o seu código é livre, é das ferramentas que mais testes ACT Rules tem implementado – testes WCAG 2.1 certificados pelo W3C. E agora, com a extensão Chrome, o AccessMonitor pode validar páginas sob login, páginas em desenvolvimento, páginas em diferentes estados e resoluções. O que você vê no Browser, o AccessMonitor valida! 🙂
Relacionados
-
DL n.º 83/2018 - Acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis
19 de Outubro, 2018 -
3 passos para publicar a Declaração de Acessibilidade
7 de Fevereiro, 2025 -
acessibilidade.gov.pt, a nova casa da acessibilidade
7 de Outubro, 2020 -
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
26 de Novembro, 2020
Em destaque
-
Abertas as inscrições para o Curso e Exame de Auditores e Facilitadores em Acessibilidade Web – Edição 2026
23 de Fevereiro, 2026 -
Acessibilidade Digital Challenge – Ensino Superior, as inscrições estão abertas
9 de Fevereiro, 2026 -
Politécnico de Leiria aposta na formação em acessibilidade
26 de Novembro, 2025 -
Extensão do AccessMonitor para Chrome e Edge com Bateria de Testes ACT-R ainda mais afinada
16 de Setembro, 2025