Acessibilidade Digital Challenge em destaque no Minuto Cidadão
8 de Abril, 2026
O Minuto Cidadão, da Antena 1, destacou esta semana a terceira edição do Acessibilidade Digital Challenge, um programa formativo intensivo dinamizado pelo Núcleo de Experiência e Acessibilidade da ARTE – Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, I.P.
Ao longo de oito dias úteis, as equipas participantes aprenderam a auditar os seus sítios web, a identificar e corrigir barreiras de acessibilidade e a documentar o trabalho necessário para obter a Declaração de Acessibilidade Plenamente Conforme, exigida pelo Decreto-Lei n.º 83/2018 a todos os sítios web e aplicações móveis da Administração Pública. Tudo com o acompanhamento dos especialistas em acessibilidade digital da ARTE.
Esta terceira edição teve como foco as instituições de ensino superior portuguesas. No total, as três edições do programa somam já 146 participantes, 42 respostas de feedback e 26 Declarações de Acessibilidade submetidas.
A mensagem deixada é clara: a acessibilidade não é apenas uma obrigação legal. É uma melhoria concreta na qualidade do serviço público beneficiando cidadãos com deficiência, pessoas idosas e utilizadores com baixa literacia digital.
As entidades da Administração Pública interessadas em participar em futuras edições do Acessibilidade Digital Challenge podem manifestar o seu interesse através do seguinte formulário.
O episódio do Minuto Cidadão pode ser ouvido nas plataformas da RTP Play e Spotify.
Relacionados
-
DL n.º 83/2018 - Acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis
19 de Outubro, 2018 -
3 passos para publicar a Declaração de Acessibilidade
7 de Fevereiro, 2025 -
acessibilidade.gov.pt, a nova casa da acessibilidade
7 de Outubro, 2020 -
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
26 de Novembro, 2020
Em destaque
-
Acessibilidade Digital Challenge em destaque no Minuto Cidadão
8 de Abril, 2026 -
Curso e Exame de Auditores e Facilitadores em Acessibilidade Web – Edição 2026
23 de Fevereiro, 2026 -
Politécnico de Leiria aposta na formação em acessibilidade
26 de Novembro, 2025 -
Extensão do AccessMonitor para Chrome e Edge com Bateria de Testes ACT-R ainda mais afinada
16 de Setembro, 2025