Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Compromisso com a inclusão: site da Presidência da República recebe ‘Selo Ouro’ de Usabilidade e Acessibilidade

27 de Fevereiro, 2024
presidencia-selo-ouro

O sítio da Presidência da República recebeu o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, em parceria com o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação. Esta certificação reconhece o compromisso da Presidência em disponibilizar serviços públicos online sintonizados com as melhores práticas de acessibilidade web.

A atribuição do Selo Ouro vai mais além na conformidade exigida no decreto-lei nº 83/2018, ao assegurar que o sítio web foi também alvo de testes com utilizadores, nomeadamente utilizadores com deficiências ou incapacidades, conforme a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade (publicada em: https://www.presidencia.pt/acessibilidade/).

Ter Selo Ouro significa que para além de corresponder aos elevados standards de usabilidade seguidos pelo W3C – World Wide Web Consortium, há também um conjunto mínimo de requisitos de usabilidade a ter em conta.

O sítio da Presidência está agora melhor preparado para as necessidades de leitura e interação dos diversos utilizadores, independentemente das suas capacidades sensoriais, motoras ou cognitivas.

Estas melhorias, segundo a nota da Presidência, traduzem-se na prática em:

  • equivalentes em texto alternativos às imagens possibilitando a transformação da informação de acordo com as necessidades de leitura e interação dos diversos utilizadores: Braille, ampliação do texto, melhores contrastes, transformação de texto em voz, voz em texto e texto em Língua Gestual;
  • maior legibilidade de textos sendo respeitados os tamanhos mínimos e permitindo o texto reagir às configurações dos utilizadores;
  • navegação mais universal como, por exemplo, o menu principal ser navegável com rato, mas também com teclado;
  • leitura mais rápida com a utilização de estruturação de títulos e subtítulos, facilitando a leitura e permitindo aos utilizadores que são cegos uma leitura na diagonal, através dos leitores automáticos de ecrã.

Este notável marco da Presidência da República serve como um farol de inovação e inclusão digital, que ao liderar pelo exemplo, inspira entidades e organizações por todo o país a replicarem as boas práticas de acessibilidade web.

Para conhecer mais sobre os requisitos de usabilidade e acessibilidade consulte o sítio do Selo de Usabilidade e Acessibilidade em: https://selo.usabilidade.gov.pt.

Categorias:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt