Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Criação de JavaScript Acessível

Javascript não é HTML. Não usa as tags do HTML nem se rege por nenhuma das suas regras gerais. Não é Java. Trata-se de uma linguagem de programação que é processada pelo computador do utilizador e é responsável por alguns aspetos dinâmicos de uma página Web. HTML, CSS e Javasript podem fazer quase tudo nas suas páginas! Mas há regras de acessibilidade a cumprir que acrescentam valor aos seus conteúdos.

Alternativas ao JavaScript.

Introdução

Sempre que não seja possível aceder directamente à função JavaScript é necessário disponibilizar uma alternativa acessível. Actualmente, muitos agentes de utilizador, tais como os telefones móveis com capacidade de interpreção HTML e os PDA, ainda não possuem suporte para JavaScript. Existem várias opções para construir alternativas acessíveis para quando o utilizador não tenha o JavaScript activo ou para quando as funções script não sejam directamente acessíveis.

Processamento do Lado do Servidor

Em muitos casos, a funcionalidade concebida em JavaScript poderá ser duplicada através de programação do lado do servidor. Por exemplo, o JavaScript é frequentemente utilizado para validar elementos dos formulários antes do formulário ser defnitivamente submetido. Em vez de implementar este tipo de programas em JavaScript ao qual junta a correspondente técnica que torna a solução acessível, poderá usar um script do lado do servidor. O JavaScript é muitas vezes utilizado para escrever informação de forma dinamica numa página Web, tais como a data actual e/ou a hora actual. Mais uma vez, usando um script de servidor ou um script do lado do servidor evita-se a necessidade de implementar uma solução adicional acessível.

O Uso do Elemento

Fazer com que o JavaScript seja nativamente acessível é muito importante. No entanto, em alguns casos, o utilizador final poderá não ter o JavaScript activo ou poderá fazer uso de tecnologias que não suportem JavaScript (e.g., telemóveis, PDA, etc.). Para esses casos, é necessário disponibilizar alternativas não-JavaScript.

Quando o JavaScript é utilizado dentro de uma página Web, a forma mais fácil e directa de disponibilizar uma alternativa para o conteúdo gerado pelo JavaScript é usar o elemento <noscript>. O elemento <noscript> pode ser utilizado dentro da sua página para disponibilizar o conteúdo em navegadores que não suportem ou tenham o JavaScript desactivado. Todavia, se o JavaScript estiver activo o elemento <noscript> será ignorado.

Importante

O fornecimento de uma alternativa acessível posicionada dentro do elemento <noscript> para um script inacessível não o torna, a ele próprio, acessível. O conteúdo de <noscript> apenas será mostrado se o JavaScript estiver desactivado. Muitos utilizadores de leitor de ecrã têm o JavaScript activo, e serão, por isso, confrontados com o script inacessível e não com o conteúdo de <noscript>.

O elemento <noscript> disponibiliza texto alternativo para o JavaScript. Se o conteúdo ou funcionalidade do script necessita de uma alternativa acessível para quando o JavaScript se encontra inactivo, então use o <noscript>. O conteúdo de <noscript> deve idealmente conter o conteúdo ou funcionalidade equivalente ao que é fornecido pelo script. Contudo, isto nem sempre é possível. Não é, de todo, suficiente indicar simplesmente, "O seu navegador não suporta JavaScript." Isto não torna o conteúdo ou funcionalidade acessível. Deve, por exemplo, disponibilizar um link para uma alternativa HTML acessível ou para uma página onde esteja disponível um programa que corra do lado do servidor. Em última instância, pelo menos, a solução a implementar em <noscript> deverá descrever o tipo de conteúdo que seria mostrado se o JavaScript estivesse activo. A alternativa poderá mesmo ser um número de telefone para o qual o utilizador poderá ligar e dar assim seguimento à sua solicitação. Recorde-se que na Internet pululam sítios Web em que os motores de busca só são utilizáveis se o dispositivo que utilizamos suporta JavaScript. Nestes casos ficamos impossibilitados de usar o motor de busca! Se existir um número de telefone, o utilizador poderá ligar, solicitar ajuda para a pesquisa e receber via email a(s) páginas relacionadas - nada prático, e em caso de muitas solicitações capaz de despoletar o desenvolvimento de uma solução a procesar pelo servidor.

O <noscript> deve ser sempre usado quer como forma alternativa, quer quando se requer uma forma de apresentação de um conteúdo ou de uma funcionalidade não-JavaScript.

<script type="text/javascript">
<!-- document.write("A hora actual é " + currenttime) -->
</script>
<noscript>
<!-- link para a página que mostra a hora a partir de um script server-side -->
<a href="time.htm">Consulte a hora actual</a>
</noscript>

Exemplo

No exemplo que se segue foram disponibilizados dois botões de formulário dentro do código HTML. Se o JavaScript estiver activo, o comando document.write, que se encontra dentro do elemento <script>, irá mostrar o primeiro botão. Se este botão for seleccionado, será accionada a função de JavaScript que valida e submete o formulário. Se o JavaScript não estiver activo, então o botão que está contido dentro do elemento <noscript> será mostrado e poderá ser usado para submeter o formulário para que seja processado por um script do lado do servidor. Este script disponibilizará a validação do formulário e cuidará de mostrar a informação daí resultante.


Página anterior

Página 3:

Outros Temas

Página seguinte

Página 5:

Resumo do tutorial JavaScript Acessível.

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt