Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade Digital da AP 2023

Tendo decorrido nos dias 9 e 10 de novembro de 2023, no IAPMEI, em Lisboa, as Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade Digital da Administração Pública 2023 exploraram temas como user research, métodos de avaliação, exemplos práticos e a aplicação de design system.

Concebido a pensar no futuro e orientado para a ação, este evento promovido pela AMA foi especialmente focado nas necessidades dos desenvolvedores e dos utilizadores de sítios web e apps da Administração Pública (AP).

À esquerda logótipo da AMA, PRR, República de Portugal e financiado pela União Europeia e à direita símbolo de acessibilidade com homem de Vitrúvio

Conheça os oradores

Fotografia de André Lapa

André Lapa

Chefe de Equipa
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

André Lapa é coordenador da Equipa de Usabilidade e Conteúdos na Agência para a Modernização Administrativa, onde já trabalhou como Gestor de Projetos de Transformação Digital de Usabilidade, Dados Abertos e Estratégia Digital.

É licenciado em Comunicação e Mestrado em Internet e Novos Media pela Universidade Católica Portuguesa. Foi o gestor de projeto do primeiro portal governamental de Experiência de Utilizador em Portugal (usabilidade.gov.pt) e da segunda versão do portal nacional de dados abertos – dados.gov.

Atualmente é responsável pela gestão do portal central de serviços públicos (ePortugal.gov.pt), e pelas áreas de usabilidade, acessibilidade e conteúdos dos produtos e serviços digitais da AMA.


Fotografia de Andreia Costa

Andreia Costa

Auditora de Acessibilidade
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

UX/UI Designer na Tangível, com experiência de +5 anos em User Experience, Visual Design e Acessibilidade. Já colaborou com clientes como MB WAY, Auchan, ANACOM, Médis, Deco e Jornal Económico. Atualmente, é Auditora de Acessibilidade na AMA.

Tem formação em Audiovisual e Multimédia, User Experience Design e Acessibilidade.

Nas horas vagas, é caminhante de trilhos, anda com a câmara fotográfica ao pescoço e define estratégias para proteger o sofá das gatas.


Fotografia de Carlos Duarte

Carlos Duarte

Professor do Departamento Informática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Carlos Duarte é Professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador sénior no LASIGE, onde lidera a Linha de Investigação Acessibilidade e Envelhecimento.

O seu principal foco de investigação é a acessibilidade na web, com ênfase em mecanismos automáticos de avaliação de acessibilidade, concretizados no avaliador de acessibilidade QualWeb, mas considerando também o design de soluções acessíveis para diferentes populações e diferentes plataformas. Estes trabalhos de investigação já deram origem a mais de uma centena de publicações revistas por pares.

É ainda co-presidente do W3C ACT Rules Community Group, onde contribui para a interpretação harmonizada dos testes de conformidade de acessibilidade, e fez parte do grupo de trabalho Education and Outreach da W3C que redesenhou o currículo para o ensino de Acessibilidade na Web.


Fotografia de Catarina Palhais

Catarina Palhais

Product Owner/ Lead UX&UI Designer
Equipa de Produto, TicAPP

Catarina Palhais é licenciada em Escultura e mestre em Design de Produto pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.

Iniciou o seu percurso profissional como designer gráfica, passando pelo design de serviços e trabalhando no mundo da consultoria até abraçar o desafio de trabalhar para o setor público, em 2021, como UX-UI designer no TicAPP – Centro de Competências Digitais da Administração Pública, uma unidade integrada na Agência para a Modernização Administrativa.

Atualmente, destaca-se enquanto Lead Designer do TicAPP, onde lidera o projeto Ágora Design System e contribui para a transformação digital e melhoria dos serviços públicos através da utilização das tecnologias de informação.


Fotografia de Claúdia Cardoso

Cláudia Cardoso

Especialista em Acessibilidade Digital
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

Trabalha na área da inclusão de pessoas com necessidades especiais desde 1998 e na vertente da Acessibilidade Digital desde 2000, quando estas competências foram criadas a nível governamental. Tem trabalhado na promoção e desenvolvimento da Acessibilidade e Usabilidade digitais, nomeadamente na avaliação de sítios Web, no Ecossistema de experiência Digital, incluindo o AccessMonitor, o Observatório Português de Acessibilidade e o Selo de Usabilidade.

Fez parte da coordenação de iniciativas com as ONGPD’s como foi a Rede Solidária, e da Linha de Financiamento Inclusão Digital. Tem participado e gerido projetos que visam a inclusão digital, bem como a produção de conteúdos formativos e informativos sobre acessibilidade e usabilidade. Participou no Projeto Europeu WAI-TOOLS coordenado pelo W3C.

É licenciada em Línguas Aplicadas e tem complementado a sua formação profissional nas áreas da reabilitação e inclusão tais como: acessibilidade Web, Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição. Gosta de cores (é sinestésica), mas não gosta de pessoas cinzentas! Gosta de nadar, seja em piscina ou em águas abertas.


Fotografia de Isabel Sousa

Isabel Sousa

Product Owner/Business Analyst
Equipa de Produto, TicAPP

Tirou o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Em 2016 fez a sua tese de Mestrado na Glintt (Agile Project Management Model for Information Technology Projects: Glintt Case Study) onde continuou a trabalhar como Business Analyst.

Ao longo de 4 anos trabalhou em vários projetos na área da saúde, como o iLink (Alliance Healthcare), Portal de Clientes (Alloga) e a Plataforma Dignitude com o lançamento do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento. Nestes projetos fez levantamento de requisitos, especificação funcional, testes de qualidade e por fim gestão da manutenção de aplicações.

Em 2020 mudou para a área da indústria tendo trabalhado na Siemens através da Neotalent num projeto de otimização de preços de peças para fábricas de gás e petróleo, na equipa de gestão de projeto. Em 2021 começou a trabalhar na equipa do TicAPP na AMA como Business Analyst, tornando-se Product Owner do projeto Mosaico – Modelo comum de desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais centrados nos cidadãos e empresas, onde continua a trabalhar até à data.


Fotografia de Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Especialista em Acessibilidade Digital
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

Jorge Fernandes é representante de Portugal no WADEX – Web Accessibility Directive Expert Group, da Comissão Europeia.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL, Jorge Fernandes foi formador no INA na área da acessibilidade Web e é autor de vários estudos sobre acessibilidade de sítios Web na Administração Pública.

É igualmente responsável pela redação de documentos legislativos na área da acessibilidade digital e de políticas de inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidades. É também co-autor de ferramentas de validação automática como o eXaminator (2005), o AccessMonitor (2009) e o Observatório Português da Acessibilidade Web (2015).


Fotografia de Marina Van Zeller

Marina Van Zeller

Vice-Presidente do Conselho Diretivo
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa e mestre em Marketing de Serviços pelo IADE – Universidade Europeia.

Foi gestora de eventos nacionais e internacionais na Fundação AIP, lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e na Universidade Europeia. É desde janeiro de 2014, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Foi presidente da Associação Portuguesa de Celíacos e é membro do Toastmasters International para desenvolver as suas capacidades de comunicação e de liderança.


Fotografia de Mayte Gonzalez

Mayte Cubino Gonzalez

Diretora de Engenharia de Suporte
Microsoft Portugal

Mayte Cubino Gonzalez é Diretora de Engenharia de Suporte na Microsoft, na linha de negócio de Modern Work para EMEA. Ela é também a Líder do Site, Co-líder do ERG (Employee Resource Group) de Disabilities e membro do conselho da Microsoft Portugal.

Apaixonada por pessoas e tecnologia, em 2016 foi reconhecida com o prémio European Disability Champion pelo seu trabalho na sensibilização sobre deficiências ocultas e ajustes no local de trabalho. É uma contribuidora ativa na comunidade de IA e patrocinadora de vários grupos focados em D&I.

Mayte possui dois graus em Engenharia da Universitat Ramon Llull (Barcelona) e um Mestrado em Gestão de Projetos pela George Washington University. Originária de Espanha, Mayte é mãe de três filhos e reside em Lisboa com a sua família.


Fotografia de Norberto Sousa

Norberto Sousa

Especialista em Acessibilidade Web e Digital
comAcesso

Norberto Sousa é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. Formador e consultor de acessibilidade Web e digital, informática e tecnologias de apoio, desenvolvendo com a Unidade de Ensino a Distância do IPLeiria projetos de eLearning acessível, análise de plataformas e conteúdos digitais.

É também colaborador no portal Lerparaver, projeto Dosvox e promotor da marca comAcesso – acessibilidade web e digital.

Foi investigador do iACT-IPLeiria, publicou vários artigos científicos e tem participado em seminários com estudos sobre acessibilidade e tecnologias de apoio. Integrou o grupo de revisores das WCAG 2.0 – versão oficial portuguesa e mais recentemente obteve a Certificação AMA, IP de Auditores e Facilitadores em acessibilidade Web – Prata.


Fotografia de Nuno Duarte

Nuno Duarte

Team Leader UX&UI Designer
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

Nuno Duarte, é Team Leader da Equipa UX&UI Design para a acessibilidade da equipa de usabilidade e conteúdos da AMA. Tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de produtos digitais. Deu os primeiros passos na acessibilidade digital em 2016 na aplicação dos princípios e critérios de sucesso da WCAG 2.0 e 2.1 para a construção de sítios web mais acessíveis para a administração pública.

Em 2022, juntou-se à Equipa de Usabilidade e Conteúdos da AMA para apoiar na mentoria de acessibilidade digital pela administração pública e dinamização da declaração de acessibilidade e selo de acessibilidade e usabilidade digital na Administração Pública.

Neste evento, irá demonstrar como pode obter a declaração de acessibilidade para o seu sítio web em 3 passos: Avaliar, Preencher e Publicar.


Fotografia de Patrícia Magrinho

Patrícia Magrinho

Analista de Acessibilidade
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

Designer com mais de 6 anos de experiência em User Experience, Acessibilidade e Desenvolvimento. Conhecimento adquirido em diversas áreas, incluindo e-commerce, indústria e educação.

Teve a oportunidade de contribuir em empresas, como a Whirlpool (marcas Brastemp, Consul e Kitchen-Aid), a Optimus GIS, e a Bradar – Embraer Defesa e Segurança.

Atualmente trabalha na Tangível e colabora com a AMA como Auditora de acessibilidade.

Tem formação em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Acessibilidade, User Experience, User Interface e Pesquisa.

Nos tempos livres costuma treinar no ginásio para compensar os docinhos que come e costuma jogar videogames de terror.


Fotografia de Pedro Alves

Pedro Alves

Senior User Experience Researcher
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

User Researcher empenhado em contribuir para a tomada informada de decisões de produto centradas na resolução dos problemas das pessoas e minimizar o risco de entrega de equipas de produto digital.

Focado em criar e desenvolver ligação e empatia da organização com os seus clientes impulsionando o crescimento do negócio, convertendo necessidades dos clientes em oportunidades.

A sua jornada na acessibilidade digital começou há alguns anos, quando a sua equipa foi desafiada a criar um site acessível em 60 dias obtendo o selo de ouro de acessibilidade e usabilidade. Tinham pouco conhecimento sobre acessibilidade e aprenderam muito no processo.

Partilhará como se pode recorrer a práticas de User Research em iniciativas de acessibilidade digital para alinhar equipas de desenvolvimento e outros stakeholders.


Fotografia de Ricardo Melo

Ricardo Melo

Senior Scientist
Fraunhofer Portugal AICOS

Ricardo Melo é investigador sénior no Fraunhofer Portugal AICOS, onde integra a equipa de Design Centrado no Ser Humano. No AICOS, realiza investigação em design e gestão de projetos nas áreas da indústria digital, saúde digital e avaliação de tecnologia, incluindo com públicos não convencionais.

É também Professor Adjunto Convidado no ISCAP – P.Porto. Ricardo possui uma licenciatura em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2008), um mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2012) e um doutoramento em Design pela Universidade do Porto (2018).

É especialista em design de comunicação e interação, bem como na avaliação de tecnologia em contextos reais. As suas áreas de interesse de investigação incluem design de comunicação e interação, assim como design participativo, experiência do utilizador, acessibilidade e usabilidade, média digital, narrativa e criatividade.


Fotografia de Richard Morton

Richard Morton

Diretor de Acessibilidade
Central Digital and Data Office, Cabinet Office

Richard Morton é Diretor de Acessibilidade no CDDO (Central Digital and Data Office – parte do Cabinet Office do Governo do Reino Unido), atualmente centrado na transformação dos serviços governamentais, através de melhores normas e orientações e apoio para garantir que os serviços governamentais cumprem a legislação do Reino Unido em matéria de igualdade e acessibilidade para pessoas com incapacidade.

Anteriormente, foi Diretor de Acessibilidade para a Administração Pública no GDS (Government Digital Service – parte do Cabinet Office, Governo do Reino Unido), centrado na criação de capacidades e cultura de acessibilidade na administração central e no sector público em geral, através de sessões do Laboratório de Acessibilidade, clínicas, formação, palestras e webinars, bem como do Blogue Acessibilidade na Administração Pública.

Também ajudou a transpor a diretiva da UE sobre acessibilidade para a legislação do Reino Unido, sob a forma de regulamentos sobre a acessibilidade dos organismos do sector público, e tem vindo a promovê-los e a apoiá-los através de muitos eventos públicos e privados em todo o sector público do Reino Unido.


Fotografia de Ruben Duarte

Ruben Ferreira Duarte

Lead Product Designer
Bliss Applications

Designer quase todas as horas do dia e Lead Product Designer na Bliss Applications e no banco Santander Portugal, na maior parte dos dias. O Ruben é amante confesso de fazer muitas perguntas, mas convive bastante mal com qualquer tipo de coisas desalinhadas, especialmente se for em cima da secretária.

Para além disso, nas horas vagas (as que sobram quando não está a viajar), é também formador nas áreas de User Experience (UX), User Interface (UI) e Product Design e editor do DXD, um blog em português que funciona acima de tudo como espaço de reflexão e partilha sobre a temática de digital experience design.

De alguns anos para cá que lidera equipas de design e se tem especializado na perspetiva do impacto do design em escala através dos design systems. O Ruben é autor do estudo “Mapa dos Design System em Portugal 2022” e atualmente está nomeado como finalista nas categorias de “Best Talk” e “Community Champion” nos Design Systems Awards 2023, uma iniciativa internacional promovida pela Zeroheight.


Fotografia de Rui Carneiro

Rui Carneiro

Analista e Designer de Serviços
LabX – Centro de Inovação no Setor Público

Rui Carneiro desempenha funções de Designer de Serviços no LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, da Agência para a Modernização Administrativa, tem como objetivo desenvolver/desenhar serviços públicos baseados nas reais necessidades e expetativas de cidadãos e empresas.

Com formação em Matemáticas Aplicadas tem vindo, nestes últimos anos, a apostar e a consolidar conhecimentos na área de Desenho de Serviço.


Fotografia de Tito Vieira

Tito Vieira

Vogal do Conselho Diretivo
Agência para a Modernização Administrativa

Licenciado em Engenharia de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), possui ainda o doutoramento em Engenharia Informática (parte letiva do programa doutoral).

Foi professor auxiliar convidado na FEUP e, na Universidade do Porto (UP), foi responsável pelo desenvolvimento do sistema de informação, vogal do Conselho Executivo do Centro de Recursos e Serviços Comuns, diretor do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação e diretor da UPdigital. Foi diretor-geral do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER) e vogal não permanente da CReSAP para a área governativa da Presidência do Conselho de Ministros. É vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) desde 1 de setembro de 2022.

Ao longo do seu percurso profissional obteve diversos prémios e distinções, entre os quais: Prémio de Incentivo Pedagógico (FEUP, em 2008 e 2009), Prémio de Desempenho (FEUP, em 2009 e 2011) e voto de louvor, por unanimidade, pelo trabalho desenvolvido enquanto diretor da UPdigital.


Fotografia de Victoria Santos

Victoria Santos

Auditora de Acessibilidade
Equipa de Usabilidade e Conteúdos, TicAPP

Iniciou a sua experiência profissional em projetos de adaptação de espaços interiores e exteriores para pessoas com baixa visão ou cegueira.

Como UX/UI Designer, conta com +7 anos de experiência. Através da Tangível, colaborou com clientes como Santander e Multicert. Atualmente, colabora com a AMA como Auditora de Acessibilidade.

Tem formação em Design Industrial, User Experience Design e Acessibilidade.

Nos tempos livres, gosta de construir Lego e dar uma nova vida aos móveis antigos que encontra pelo caminho.


Fotografia de Vítor Carvalho

Vítor Carvalho

Web Designer na UPdigital
Universidade do Porto

Vítor Carvalho exerce as suas funções na Unidade de Desenvolvimento e Inovação da Universidade do Porto Digital (UPdigital), onde desempenha o cargo de Web Designer e defensor de acessibilidade e usabilidade.

Além disso, é Assistente Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, lecionando a disciplina “Engenharia da Reabilitação” nos Mestrados em Bioengenharia e Engenharia Biomédica.

Prossegue atualmente os seus estudos no Programa Doutoral em Media Digitais da Universidade do Porto e possui os graus de Mestre em Multimédia e Mestre em Engenharia Mecânica, obtidos na mesma instituição. Os seus interesses de investigação concentram-se na área de acessibilidade e usabilidade.