Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Curso de Auditores e Facilitadores em Acessibilidade Web - Selos Bronze e Prata

A formação é online e realizar-se-á em tempo real durante 2 dias das 09h às 17:45h. A formação é já nos próximos dias 21 (1º dia) e 23 (2º dia) de março. As inscrições encontram-se encerradas!

Inscrições

As inscrições para a 2ª edição, que se vai realizar nos próximos dias 21 (1º dia) e 23 (2º dia) de março, já se encontram encerradas.

A presente ação de formação realizar-se-á online em tempo real. Será fornecida aos inscritos a hiperligação da plataforma onde decorrerá a formação.

Descrição

Nota: o presente curso integra as matérias do “Curso de Formação de Auditores SMD Prata” referenciado no documento OEC0033 – Requisitos específicos de acreditação – Certificação de Selos de Maturidade Digital (364Kb, PDF), do Instituto Português de Acreditação (IPAC).

O Curso de Auditores e Facilitadores em Acessibilidade Web – Selos Bronze e Prata, abre a possibilidade a:

  • candidatar-se à posição de Auditor de um Organismo Certificador Acreditado para o Selo de Maturidade Digital – nível Prata da dimensão Acessibilidade;
  • tornar-se Facilitador de candidaturas, de sítios Web e de aplicações móveis do setor privado, à certificação do Selo de Maturidade Digital – nível Prata da dimensão Acessibilidade;
  • tornar-se Facilitador de candidaturas, de sítios Web e de aplicações móveis do setor público, ao Selo de Usabilidade e Acessibilidade – nível Prata.

O que é um Auditor?

O presente curso é um dos requisitos que o Instituto Português de Acreditação (IPAC) definiu como necessários à qualificação de profissionais [ver documento OEC0033 – Requisitos específicos de acreditação – Certificação de Selos de Maturidade Digital (364Kb, PDF)], abrindo-lhes a possibilidade de virem a ser auditores dos processos de candidatura à certificação ao Selo de Maturidade Digital (SMD), na dimensão acessibilidade. Relembramos que um Auditor SMD só pode ser reconhecido como tal quando exerce a sua atividade num Organismo Certificador Acreditado pelo IPAC.

O que é um Facilitador?

Fora da atividade de Auditor SMD, o presente curso forma profissionais Facilitadores dos processos de candidatura a certificação, quer do Selo de Maturidade Digital (dimensão acessibilidade) quer do Selo de Usabilidade e Acessibilidade, podendo atuar, como facilitadores, junto a potenciais clientes, privados ou públicos, que se queiram candidatar às respetivas chancelas.

Os Facilitadores farão parte da Bolsa de Facilitadores a disponibilizar no sítio web do Selo de Usabilidade e Acessibilidade: https://selo.usabilidade.gov.pt.

Plano de Formação

  • O que é a acessibilidade web
  • Pessoas e tecnologia digital
  • Benefícios da acessibilidade
  • Normas e leis relativas à acessibilidade
  • Planeamento e gestão da acessibilidade web
  • Avaliação de acessibilidade web
  • Avaliação heurística de usabilidade
  • Conceitos básicos de linguagens de programação web
  • Conceitos básicos de acessibilidade em plataformas móveis
  • Acessibilidade de elementos de páginas web
  • Tecnologias de apoio

A quem se destina

Se vai realizar o presente curso com o objetivo de se tornar Auditor de um Organismo Acreditado para certificar Selos de Maturidade Digital (SMD) consulte, por favor, o Documento do IPAC, OEC0033 – Requisitos específicos de acreditação – Certificação de Selos de Maturidade Digital (364Kb, PDF),

Para além de Auditor, pode efetuar o presente curso com o objetivo de se tornar Facilitador do Selo de Maturidade Digital – níveis Bronze e Prata, ou do Selo de Usabilidade e Acessibilidade – níveis Bronze e Prata. No caso dos Facilitadores daremos também preferência a quem apresente as seguintes qualificações:

  • Qualificação ao nível do Ensino Superior nas áreas da engenharia informática, engenharia de reabilitação, ergonomia, usabilidade digital, ou certificação profissional IAAP (International Association of Accessibility Professionals) na área da acessibilidade digital;
  • Experiência superior ou igual a 3 anos em consultoria Web, na ótica de análise programática;
  • Experiência superior ou igual a 1 ano na utilização de tecnologias de apoio na revisão de interfaces digitais de sítios Web e aplicações móveis.

Data

  • 21 (1º dia) e 23 (2º dia) de março de 2023, online em tempo real

Duração

1º dia:

  • 09:00 – 12:30 (15 min de intervalo)
  • 14:00 – 17:30 (15 min de intervalo)

2º dia:

  • 09:00 – 12:30 (15 min de intervalo)
  • 14:00 – 17:00 (15 min de intervalo)
  • 17:00 – 17:45 – Prova de avaliação (teste escolha múltipla)

Local

  • Plataforma online em tempo real (a hiperligação será fornecida previamente aos formandos)

Avaliação e certificação

No final da sessão de formação serão reservados 45 minutos para a realização de Prova de Avaliação.

Os formandos com classificação superior ou igual a 60% receberão Certificado de Aprovação no Curso de Auditores e Facilitadores em Acessibilidade Web – níveis Bronze e Prata. O Certificado será emitido pela Academia AMA.

Partilhar

Última atualização: 3 de Outubro, 2022

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt