Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

MicroLearning: Acessibilidade dos Conteúdos Digitais

3 de Fevereiro, 2021

Foram mais de 1.000 os que se inscreveram na primeira edição. Está aberta, desde 3 de fevereiro, a segunda edição do curso Acessibilidade dos Conteúdos Digitais: da Declaração de Acessibilidade e Usabilidade ao Selo de Excelência.

O curso foi concebido pela Agência para a Modernização Administrativa em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação. Está aberto a todos. Basta inscrever-se!

O curso está disponível em formato de microLearning na plataforma NAU até ao próximo dia 30 de abril. Os conteúdos foram concebidos para que possam ser lidos em pouco mais de hora e meia.

Em hora e meia, fica a saber como preencher a Declaração? Onde a publicar? Quais os requisitos de acessibilidade a verificar? Onde encontrar as listas de verificação? O que é o Selo de Excelência? O que é preciso para ter o Selo Ouro? Como efetuar a candidatura? Estas são algumas das perguntas para as quais damos resposta.

Tudo o que precisa de saber sobre a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade e sobre o Selo de Usabilidade e Acessibilidade.

No final, os formandos deverão ser capazes de:

  • Conhecer as normas internacionais, as boas práticas e a legislação relativa à acessibilidade e usabilidade dos sítios Web e das aplicações móveis;
  • Saber quais os requisitos e como gerar e publicar a Declaração;
  • Compreender a ligação entre a Declaração e o Selo;
  • Reconhecer a finalidade do Selo, a quem se destina e quais os requisitos a cumprir para os diferentes níveis de excelência – Bronze, Prata ou Ouro;
  • Conhecer os passos para a candidatura ao Selo.

Nota: Todos os conteúdos têm legendas e língua gestual portuguesa.

Curso online na plataforma NAU: Acessibilidade dos Conteúdos Digitais – da Declaração de Acessibilidade e Usabilidade ao Selo de Excelência.

Categorias:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicados à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt