Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Inscrições abertas para o curso Acessibilidade dos Conteúdos Digitais

15 de Outubro, 2020

Já está disponível, desde dia 14 de outubro de 2020, a primeira edição do curso “Acessibilidade dos Conteúdos Digitais: da Declaração de Acessibilidade e Usabilidade ao Selo de Excelência”.

O curso foi concebido pela Agência para a Modernização Administrativa em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, está aberto a todos, mediante inscrição prévia, e encontra-se disponível em formato eLearning na plataforma NAU.

Como preencher a Declaração? Onde a publicar? Quais os requisitos de acessibilidade a verificar? Onde encontrar as listas de verificação? O que é o Selo de Excelência? O que é preciso para ter o Selo Ouro? Como efetuar a candidatura? São algumas das perguntas para as quais vai encontrar resposta no curso.

No curso encontrará tudo o que precisa de saber sobre a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade e o Selo de Usabilidade e Acessibilidade. No final, os formandos deverão ser capazes de:

  • Conhecer as normas internacionais, as boas práticas e a legislação relativa à acessibilidade e usabilidade dos sítios Web e aplicações móveis;
  • Saber quais os requisitos e como gerar e publicar a Declaração;
  • Entender a ligação entre a Declaração e o Selo;
  • Reconhecer a finalidade do Selo, a quem se destina e quais os requisitos a cumprir para os diferentes níveis de excelência – Bronze, Prata ou Ouro;
  • Conhecer os passos para a candidatura ao Selo.

Nota: Todos os conteúdos têm legendas e língua gestual portuguesa.

Curso online na plataforma NAU: Acessibilidade dos Conteúdos Digitais – da Declaração de Acessibilidade e Usabilidade ao Selo de Excelência.

Categorias:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicados à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.0)