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Directrizes de Acessibilidade à Web

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Lista dos pontos de verificação de prioridade 3 das WCAG 1.0

Pontos que os criadores de conteúdo Web podem satisfazer. Se não o fizerem, um ou mais grupos poderão deparar-se com algumas dificuldades em aceder a informações contidas nos documentos. A satisfação deste tipo de pontos irá melhorar o acesso a documentos sedeados na Web.

A presente lista, composta por 19 pontos de verificação, nem todos aplicáveis (N.A) às páginas em concreto pela não existência dos elementos, deve ser validada pelo Designer e/ou criador do sítio Web. Os pontos de verificação desta lista devem ser observados em todas as páginas do sítio Web. De notar que os pontos de verificação constantes desta lista são apenas os correspondentes à prioridade 3. O seu cumprimento "de per si" não lhe confere qualquer tipo de conformidade. O sítio Web apenas está conforme com o nível AAA das Directrizes de Acessibilidade do Conteúdo da Web 1.0 do W3C, se cumprir os pontos de verificação de prioridade 3 em acumulação com os de prioridade 1 e prioridade 2.

Lista de Verificação - prioridade 3
Casos Gerais sim não N/A
4.2 - Especifique por extenso cada abreviatura ou acrónimo quando da sua primeira ocorrência num documento.      
4.3 - Identifique o idioma principal do documento.      
9.4 - Crie uma sequência lógica de "tabs" para percorrer os links, controlos de formulários e objectos.      
9.5 - Defina teclas de atalho para links importantes (incluindo os que se encontram nos mapas de imagem "client-side"), controlos de formulário, e grupos de controlos de formulários.      
10.5 - Até que os agentes do utilizador consigam distinguir links adjacentes, inclua caracteres "não-linkados", circundados por espaços, entre os links adjacentes.      
11.3 - Disponibilize a informação necessária de forma a que os utilizadores recebam os documentos de acordo com as suas preferências.      
13.5 - Providencie barras de navegação para salientar e dar acesso aos mecanismos de navegação.De preferência faça use o elemento de notação para listas (<ul>...<ol>) para estruturar esses mecanismos. Use CSS para lhes dar estilo.      
13.6 - Agrupe links relacionados, identifique o grupo (em benefício dos agentes do utilizador) e, até que os agentes do utilizador o façam, forneça uma forma de saltar um grupo.      
13.7 - Caso seja fornecida uma função de pesquisa, active diferentes tipos de pesquisa de modo a corresponderem a diferentes níveis de competências e às preferências dos utilizadores.      
13.8 - Coloque informação diferenciada no início dos cabeçalhos, parágrafos, listas, etc.      
13.9 - Providencie informação sobre colecções de documentos (i.e. documentos compostos por múltiplas páginas).      
13.10 - Providencie um meio de saltar por cima de múltiplas linhas em arte ASCII.      
14.2 - Reforce a mensagem texto através de gráficos e/ou áudio na medida em que os mesmos facilitem a compreensão da página.      
14.3 - Crie um estilo de apresentação que seja consistente ao longo das Páginas.      
No caso de serem utilizados mapas de imagens. sim não NA
1.5 - Até que os agentes do utilizador alcancem o equivalente textual dos links existentes nas regiões activas dos mapas de imagem "client-side", forneça links textuais redundantes para cada região activa do mapa.      
No caso de serem utilizadas tabelas. sim não NA
5.5 - Providencie sumários para as tabelas.      
5.6 - Use abreviaturas na designação dos cabeçalhos das tabelas.      
10.3 - Até que os agentes do utilizador identifiquem correctamente o texto colocado lado a lado, disponibilize uma alternativa linear do texto (na página actual ou numa outra) para todas as tabelas que disponham o texto de forma paralela, ao longo dos limites das colunas.      
No caso de serem utilizados formulários. sim não NA
10.4 - Até que os agentes do utilizador consigam manipular controlos vazios correctamente, inclua caracteres predefinidos de preenchimento nas caixas de edição e nas áreas de texto.      

Última actualização: Fevereiro 12, 2004.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

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