Pasta Actual:
Directrizes de Acessibilidade à Web

acesso > Directrizes de Acessibilidade da WAI > Pontos Verificação prioridade 2

Lista dos pontos de verificação de prioridade 2 das WCAG 1.0

Pontos que os criadores de conteúdo Web devem satisfazer. Se não o fizerem, um ou mais grupos de utilizadores terão dificuldades em aceder a informações contidas no documento. A satisfação deste tipo de pontos traduzir-se-á na remoção de obstáculos significativos ao acesso a documentos sedeados na Web.

A presente lista, composta por 30 pontos de verificação, nem todos aplicáveis (N.A) às páginas em concreto pela não existência dos elementos, deve ser validada pelo Designer e/ou criador do sítio Web. Os pontos de verificação desta lista devem ser observados em todas as páginas do sítio Web. De notar que os pontos de verificação constantes desta lista são apenas os correspondentes à prioridade 2. O seu cumprimento "de per si" não lhe confere qualquer tipo de conformidade. O sítio Web apenas está conforme com o nível AA das Directrizes de Acessibilidade do Conteúdo da Web 1.0 do W3C, se cumprir os pontos de verificação de prioridade 2 em acumulação com os de prioridade 1.

Lista de Verificação - prioridade 2
Casos Gerais sim não N/A
2.2 - Certifique-se que as combinações das cores de fundo e do texto fornecem um contraste suficiente quando visualizados por alguém que tenha défices de percepção de cor ou quando a mesma é visualizada num ecrã a preto e branco.      
3.1 - Sempre que existir uma linguagem com notação apropriada, use a notação em vez das imagens para transmitir a informação.      
3.2 - Crie documentos validando a notação com a gramática formal publicada.      
3.3 - Use folhas de estilo para controlar a disposição dos elementos na página e a forma de os apresentar.      
3.4 - Use unidades relativas em vez de absolutas nos valores dos atributos da linguagem de notação e valores das propriedades das folhas de estilo.      
3.5 - Use os elementos cabeçalho (<H1>...<H6>) para transmitir a estrutura dos documentos e utilize-os de acordo com as especificações.      
3.6 - Faça uso da correcta notação para as listas (<ul>...<ol>) e para os seus pontos de enumeração (<li>).Aconselha-se a sua utilização em todos os menus existentes nas páginas. O aspecto visual dos menus, construídos como listas de elementos, devem ser controlados por CSS, quer se tratem de menus com disposição vertical quer horizontal.      
3.7 - Use a notação correcta para citações (<Q> para citação curta e <BLOCKQUOTE> para citação longa, normalmente superior a três linhas). Não utilize a notação de citação para formatar efeitos visuais tais como tabulação/entalhe.      
6.5 - Certifique-se que o conteúdo dinâmico é acessível ou forneça uma apresentação ou página alternativa.      
7.2 - Evite concepções que possam provocar o piscar (modificação do conteúdo em intervalos constantes) do conteúdo das páginas, até que os agentes do utilizador possibilitem o seu controlo.      
7.4 - Não crie páginas de reiniciar periódicamente automáticas, até que os agentes do utilizador possibilitem interromper o processo.       
7.5 - Não use a notação para redireccionar páginas automaticamente até que os agentes do utilizador disponham da capacidade para interromper o processo. Em vez disso, aconselha-se a configurar o servidor para executar esse redireccionamento.      
10.1 - Não provocar o aparecimento de janelas de sobreposição ou outras, e não fazer com que a janela actual seja modificada sem que o utilizador disso seja informado, até que os agentes do utilizador tornem possível a desactivação de janelas secundárias.       
11.1 - Use tecnologias W3C quando a mesma esteja disponível e seja apropriada para uma tarefa. Utilize as versões mais recentes, desde que suportadas.      
11.2 - Evite o uso de notação desactualizada das tecnologias do W3C.      
12.3 - Divida grandes blocos de informação em grupos mais geríveis e apropriados.      
13.1 - Identifique claramente o destino de cada link.      
13.2 - Forneça metadados para acrescentar informações semânticas às páginas e aos sítios Web.      
13.3 - Forneça informação sobre a organização geral do sítio Web (e.g. mapa do site, índice).      
13.4 - Use mecanismos de navegação de uma forma consistente.      
Casos em que são utilizadas tabelas sim não N/A
5.3 - Não deve usar tabelas para formatar páginas a não ser que a tabela faça sentido quando em formato linear. Caso contrário, se a tabela não fizer sentido, forneça um equivalente alternativo (o qual poderá ser uma versão linear).Para formatar páginas recomenda-se o uso de CSS.      
5.4 - Se uma tabela for utilizada para formatar uma página, não utilize qualquer notação de estrutura para efeitos de formatação visual.      
Casos em que são utilizadas Frames (molduras) sim não N/A
12.2 - Descreva o propósito das Frames e a forma como as mesmas estão relacionadas umas com as outras, caso essa relação, suportada apenas nos títulos das Frames, não seja óbvia para o utilizador.       
Casos em que são utilizados formulários sim não N/A
10.2 - Até que os agentes do utilizador suportem associações explicitas entre os rótulos e os controlos de formulário, para todos os controlos com rótulos implicitamente associados, certifique-se que os rótulos se encontram apropriadamente posicionados.      
12.4 - Associe explicitamente os rótulos aos respectivos controlos. Em HTML essa associação faz-se geralmente através do elemento <LABEL>.      
Casos em que são utilizados applets e programas interpretáveis. sim não N/A
6.4 - No caso dos scripts e dos applets, certifique-se que os eventos que o manipulam funcionam independentemente do dispositivo de entrada.      
7.3 - Enquanto os agentes do utilizador não permitam congelar o movimento do conteúdo, não use movimento nas páginas.      
8.1 - Faça com que os elementos programáveis tais como scripts e applets sejam directamente acessíveis ou compatíveis com tecnologias de apoio.      
9.2 - Certifique-se de que qualquer elemento dotado de interface própria funciona independentemente do dispositivo utilizado.      
9.3 - No caso dos scripts, especifique manipuladores de eventos por software em vez de manipuladores de eventos dependentes de dispositivos.      

Última actualização: Fevereiro 12, 2004.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Motor de Busca
Motor de Busca
Mapa do Sítio
Mapa do Sítio
Ajuda
Ajuda
Sugestão
Sugestão