Pasta Actual:
Directrizes de Acessibilidade à Web

acesso > Directrizes de Acessibilidade da WAI > Pontos Verificação prioridade 1

Lista dos pontos de verificação de prioridade 1 das WCAG 1.0

Pontos que os criadores de conteúdo Web têm absolutamente de satisfazer. Se não o fizerem, um ou mais grupos de utilizadores ficarão impossibilitados de aceder a informações contidas no documento. A satisfação deste tipo de pontos é um requisito básico para que determinados grupos possam aceder a documentos sedeados na Web.

A presente lista, composta por 16 pontos de verificação, nem todos aplicáveis (N.A) às páginas em concreto pela não existência dos elementos, deve ser validada pelo Designer e/ou criador do sítio Web. Os pontos de verificação desta lista devem ser observados em todas as páginas do sítio Web. Quando tal acontece, estamos perante uma página conforme com o nível A das Directrizes de Acessibilidade do Conteúdo da Web 1.0 do W3C, o mesmo é dizer que respeita os pontos de verificação de prioridade 1.

Lista de Verificação - prioridade 1
Casos Gerais sim não N/A
1.1 - Forneça um equivalente textual para todo o elemento não textual.Pode ser feito através do atributo "alt" ou "longdesc", ou no conteúdo do elemento. Isto abrange: imagens, representações gráficas de texto, incluindo símbolos, regiões de mapas de imagem, animações, como é o caso dos GIFs animados, applets e objectos programados, arte ASCII, frames, programas interpretáveis, imagens utilizadas em listas como sinalizadores de pontos de enumeração, espaçadores, botões gráficos, sons (reproduzidos com ou sem interacção do utilizador), ficheiros de áudio independentes, pistas áudio de vídeo e trechos de vídeo.      
2.1 - Certifique-se de que toda a informação transmitida com base na cor se encontra também disponível sem cor. O equivalente informativo pode ser feito através do contexto ou através do uso apropriado da notação.      
4.1 - Identifique claramente quaisquer alterações de idioma no texto de um documento, incluindo os equivalentes textuais (caso das legendas das imagens e de outros elementos).      
6.1 - Organize os documentos de forma a que os mesmos sejam passíveis de serem lidos sem o uso das folhas de estilo.Quando um documento HTML é apresentado sem a folha de estilo a que está associado, deve ser, mesmo assim, possível ler o documento.       
6.2 - Certifique-se que o equivalente para conteúdo dinâmico é actualizado quando se dá a alteração dinâmica do conteúdo.      
7.1 - Evite concepções que possam provocar intermitência do ecrã, até que os agentes do utilizador possibilitem o seu controlo.      
14.1 - Use linguagem clara e o mais simples possível apropriada ao conteúdo do sítio Web.      
Casos em que são utilizados mapas de imagem sim não N/A
1.2 - Forneça links de texto redundantes para cada região activa de um mapa de imagens "server-side".      
9.1 - Providencie mapas de imagens "client-side" em vez de mapas de imagens "server-side", excepto quando as regiões não possam ser definidas por uma das figuras geométricas disponíveis.      
Casos em que são utilizadas tabelas sim não N/A
5.1 - Nas tabelas de dados, identifique as linhas e as colunas que constituem os cabeçalhos.      
5.2 - Nas tabelas de dados que têm dois ou mais níveis lógicos de linhas ou colunas use notação para associar células de dados e células de cabeçalhos.      
Casos em que são utilizadas frames (molduras) sim não N/A
12.1 - Forneça um título (<TITLE>) para cada "FRAME", facilitando assim a sua identificação e navegação.      
Casos em que são utilizados applets e programas interpretáveis sim não N/A
6.3 - Certifique-se que as páginas são usáveis quando scripts, applets, ou outros objectos programáveis se encontram desactivados ou não são suportados. Se isto não for possível, forneça informação equivalente numa página alternativa acessível.No momento da produção deste documento aconselha-se a seguir este procedimento em relação à tecnologia Flash da Macromedia, uma vez que ainda existem poucas tecnologias de acesso a suportar esta linguagem.      
Casos em que é feito uso de elementos Multimédia sim não N/A
1.3 - Forneça uma descrição em áudio da informação relevante da pista visual de uma apresentação multimédia, até que os agentes do utilizador possam ler automaticamente em voz alta o equivalente textual de uma pista de vídeo.      
1.4 - Para qualquer apresentação multimédia temporizada (e.g., um filme ou animação), sincronize alternativas equivalentes (e.g., legendas ou áudio descrição de pistas visuais) com a apresentação.      
E se, apesar de todos os esforços...
11.4 - Se, depois de todos os esforços, não conseguir criar uma página acessível, forneça um link para uma página alternativa que use as tecnologias W3C na sua versão acessível, com informação equivalente (ou com as mesmas funcionalidade), que seja actualizada tantas vezes quantas as páginas inacessíveis (originais).      

Última actualização: Fevereiro 12, 2004.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Motor de Busca
Motor de Busca
Mapa do Sítio
Mapa do Sítio
Ajuda
Ajuda
Sugestão
Sugestão