Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

Introdução às Técnicas para as WCAG 2.0

Este documento faz parte de um conjunto de documentos publicados pela Web Accessibility Initiative (WAI) do W3C para suportar as WCAG 2.0 [WCAG20]. Inclui várias técnicas que, por seu lado, incluem práticas de criação específicas e exemplos para o desenvolvimento de conteúdos da Web mais acessíveis. Além disso, apresenta uma lista de falhas que descrevem erros comuns considerados falhas dos Critérios de Sucesso das WCAG 2.0.

Este não é um documento de introdução. É uma descrição técnica detalhada das técnicas que podem ser utilizadas para abordar os requisitos nas WCAG 2.0. Para obter uma introdução às WCAG, aos documentos técnicos de suporte e ao material educativo, consulte a Descrição Geral das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) .

Para tornar o conjunto de técnicas mantidas pelo Grupo de Trabalho das WCAG o mais abrangente possível, o Grupo de Trabalho das WCAG encoraja a submissão de novas técnicas para que possam ser consideradas de modo a serem incluídas neste documento. Para submeter as técnicas para consideração, utilize o "Formulário para Submissão de Técnicas".

Técnicas de Tipo Suficiente e de Tipo Aconselhada

Ao invés de apresentar técnicas de tecnologias específicas nas WCAG 2.0, as directrizes e os Critérios de Sucesso foram elaborados para serem de tecnologia neutra. Para fornecer abordagens e exemplos de como cumprir as directrizes utilizando tecnologias específicas (por exemplo, HTML), o grupo de trabalho identificou as técnicas de tipo suficiente para cada Critério de Sucesso que são suficientes para cumprir esse Critério de Sucesso. A lista com as técnicas de tipo suficiente é apresentada em "Noções sobre as WCAG 2.0" (e reflectida em Como Cumprir as WCAG 2.0). Desta forma, é possível actualizar a lista à medida que novas técnicas são descobertas e que as Tecnologias Web e Tecnologias de Apoio evoluem.

Tenha em atenção que todas as técnicas têm carácter informativo. As "técnicas de tipo suficiente" são consideradas suficientes pelo Grupo de Trabalho das WCAG para cumprir os critérios de sucesso. Contudo, não é necessário utilizar estas técnicas específicas. Se forem utilizadas técnicas diferentes das indicadas pelo Grupo de Trabalho, será necessário outro método para determinar a capacidade que a técnica tem de cumprir os Critérios de Sucesso.

A maioria dos Critérios de Sucesso apresenta várias técnicas de tipo suficiente. Poderá utilizar qualquer uma das técnicas de tipo suficiente apresentadas para cumprir os Critérios de Sucesso. Poderão existir outras técnicas não documentadas pelo grupo de trabalho, que também poderão cumprir os Critérios de Sucesso. À medida que são identificadas novas técnicas de tipo suficiente, estas serão acrescentadas à lista

Para além das técnicas de tipo suficiente, existem algumas técnicas de tipo aconselhada que podem melhorar a acessibilidade, mas que não se qualificam como técnicas de tipo suficiente, uma vez que não são suficientes para cumprir todos os requisitos dos Critérios de Sucesso, não são testáveis, e/ou porque são técnicas boas e eficazes em algumas circunstâncias, mas não são eficazes nem úteis noutros casos. Estas técnicas são apresentadas como técnicas de tipo aconselhada e surgem imediatamente a seguir às técnicas de tipo suficiente. Os autores são encorajados a utilizar estas técnicas sempre que necessário, para aumentar a acessibilidade às suas páginas Web.

Conjunto de Técnicas

A seguinte lista inclui links para uma série de conjuntos de documentos sobre técnicas.