Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

H83: Utilizar o atributo target para abrir uma nova janela a pedido do utilizador e indicá-lo no texto do link

Aplicabilidade

HTML 4.01 Transitional e XHTML 1.0 Transitional.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é evitar a confusão que possa ser originada pelo aspecto de novas janelas que não tenham sido solicitadas pelo utilizador. A apresentação repentina de novas janelas pode desorientar alguns utilizadores, bem como passar completamente despercebida a outros. Em HTML 4.01 Transitional e XHTML 1.0 Transitional, o atributo target pode ser utilizado para abrir uma nova janela, em vez de janelas de pop-up automáticas. (O atributo target é eliminado de HTML 4.01 Strict e XHTML 1.0 Strict.) Tenha em atenção que a não utilização do target permite ao utilizador decidir se uma nova janela deve ser ou não apresentada. A utilização do atributo target fornece uma indicação claramente legível por máquina de que será apresentada uma nova janela. Os agentes de utilizador podem informar o utilizador e também podem ser configurados para não apresentar uma nova janela. Para as pessoas que não utilizam tecnologias de apoio, a indicação também estará disponível a partir do texto do link.

Exemplos

Exemplo 1

O exemplo seguinte mostra como utilizar o atributo target num link que indica que irá ser apresentado numa nova janela.

Código Exemplo:

<a href="help.html" target="_blank">Show Help (opens new window)</a>

Testes

Procedimento

  1. Clique em cada um dos links existentes no documento para verificar se é apresentado numa nova janela.

  2. Para cada link apresentado numa nova janela, verifique se utiliza o atributo target .

  3. Verifique se o texto do link contém informações a indicar que o link será apresentado numa nova janela.

Resultados Esperados