Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

H75: Garantir que as páginas Web sejam correctamente formadas

Aplicabilidade

Todas as linguagens de marcação baseadas em XML.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é evitar erros de chave que são conhecidos por provocarem problemas nas tecnologias de apoio quando estão a tentar analisar os conteúdos. A formação correcta é verificada, analisando o documento com um analisador XML em conformidade e verificando se o relatório de validação menciona erros de formação correcta. Todos os analisadores XML em conformidade são necessários para verificar a formação correcta e param o processamento normal quando é detectado um erro de formação correcta (um analisador XML em conformidade não necessita de suportar a validação).

Exemplos

Exemplo 1:

Os ficheiros XML incluem uma declaração do tipo de documento, um atributo xsi:schemaLocation ou outro tipo de referência a um esquema. O programador pode utilizar validações offline ou online, um editor XML ou um IDE com suporte XML (consulte os Recursos abaixo) para verificar a formação correcta.

Exemplo 2:

Quando os ficheiros XML não incluem uma declaração do tipo de documento, um atributo xsi:schemaLocation ou uma instrução de processamento indicando um esquema apesar de já existir um, o esquema relevante é especificado por uma instrução de linha de comandos, uma caixa de diálogo de utilizador ou um ficheiro de configuração, e o esquema dos ficheiros XML é verificado.

Exemplo 3:

Quando os ficheiros XML não incluem uma declaração do tipo de documento, um atributo xsi:schemaLocation ou uma instrução de processamento indicando um esquema apesar de já existir um, o espaço de nome é indicado para obter um documento de esquema ou directório de recursos (Resource Directory Description Language - Idioma de Descrição do Directório de Recursos: RDDL (página em inglês)), e o esquema dos ficheiros XML é verificado.

Exemplo 4:

Quando um sítio da Web gera XML de forma dinâmica, em vez de apresentar apenas documentos estáticos, um programador pode utilizar XMLUnit (página em inglês), XML Test Suite (página em inglês) ou uma estrutura semelhante para testar o código XML gerado.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Para obter outros recursos, consulte G134: Validar páginas Web.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Carregue cada ficheiro para um analisador XML de validação.

  2. Verifique se não existem erros de formação correcta.

Resultados Esperados

O passo 2 é verdadeiro.