Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

H74: Garantir que as marcas de abertura e de fecho sejam utilizadas de acordo com as especificações

Aplicabilidade

HTML e XHTML.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é evitar erros de chave que são conhecidos por provocarem problemas nas tecnologias de apoio quando estão a tentar analisar conteúdo que inclui marcas de abertura e de fecho que não são utilizadas de acordo com a especificação. Estes erros podem ser evitados utilizando o mecanismo HTML ou XHTML para especificar a tecnologia e a respectiva versão, e certificando-se de que a página Web não tem este tipo de erros. Existem várias validações que o programador pode utilizar: normalmente, os relatórios de validação mencionam este tipo de erros. Esta técnica trata apenas dos erros relacionados com marcas de abertura e de fecho incorrectamente formadas. A declaração do tipo de documento não é obrigatoriamente necessária para este tipo de avaliação, mas especificar a declaração do tipo de documento facilita a utilização de uma validação.

Exemplos

Exemplo 1: HTML

As páginas HTML incluem uma declaração do tipo de documento (por vezes, referida como declaração !DOCTYPE ). O programador pode utilizar validações offline ou online (consulte os Recursos abaixo) para verificar se todos os valores do atributo id são exclusivos e se as marcas de abertura e de fecho são utilizadas de acordo com a especificação.

Exemplo 2: XHTML

Tal como outros documentos baseados em XML, os documentos XHTML fazem referência a uma Definição do Tipo de Documento (DTD) ou outro tipo de esquema XML. O programador pode utilizar validações online ou offline (incluindo ferramentas de validação integradas nos editores) para verificar se as marcas de abertura e de fecho são utilizadas de acordo com a especificação.

Exemplo 3: Utilizar estruturas de teste

Quando um sítio da Web gera HTML ou XHTML de forma dinâmica, em vez de apresentar apenas páginas estáticas, um programador pode utilizar XHTMLUnit (página em inglês), XML Test Suite (página em inglês) ou uma estrutura semelhante para testar o código XHTML gerado.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Para obter outros recursos, consulte G134: Validar páginas Web.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Verifique se existem marcas de fecho para todos os elementos com marcas de fecho obrigatórias.

  2. Verifique se não existem marcas de fecho para todos os elementos em que as marcas de fecho são proibidas.

  3. Verifique se as marcas de abertura e de fecho para todos os elementos estão correctamente encaixadas.

Resultados Esperados

Os passos 1, 2 e 3 são verdadeiros.