Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

H39: Utilizar elementos caption para associar legendas da tabela de dados a tabelas de dados

Aplicabilidade

Tabelas de dados HTML e XHTML.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é associar legendas de forma programática a tabelas de dados em que as legendas são fornecidas na apresentação. A legenda de uma tabela corresponde a um identificador da tabela e funciona como um título ou cabeçalho para a tabela.

O elemento caption é a marcação apropriada para este tipo de texto e garante que o identificador da tabela permanece associado à tabela, incluindo visualmente (por predefinição). Além disso, a utilização do elemento caption permite que o software de leitura de ecrãs navegue directamente até à legenda de uma tabela, caso exista uma.

O elemento caption pode ser utilizado independentemente de a tabela incluir ou não um atributo summary . O elemento caption identifica a tabela em que o atributo summary fornece uma descrição geral da finalidade ou uma explicação sobre como navegar na tabela. Se ambas forem utilizadas, o elemento caption não deverá duplicar as informações no summary.

Embora as WCAG 2.0 não proíbam a utilização de tabelas de esquema, são recomendados os esquemas baseados em CSS para manter o significado semântico definido dos elementos tableHTML e XHTML e para estar em conformidade com a regra de codificação de separar a apresentação do conteúdo. Se for utilizada uma tabela para o esquema, o elemento caption não é utilizado. A finalidade de uma tabela de esquema é, simplesmente, controlar a colocação do conteúdo; a própria tabela é “transparente" para o utilizador. Um elemento caption poderia "acabar" com essa transparência chamando a atenção para a tabela.

Exemplos

Exemplo 1: Uma agenda com uma legenda

Código Exemplo:

<table>
<caption>Schedule for the week of March 6</caption>
 ...</table> 

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Procure tabelas de esquema. Verifique se o conteúdo tem uma relação com outro conteúdo, tanto na coluna como na fila.

    1. Se “não", a tabela é uma tabela de esquema.

    2. Se “sim", a tabela é uma tabela de dados.

  2. Se a tabela for uma tabela de esquema, verifique se a tabela não inclui um elemento caption .

  3. Se a tabela for uma tabela de dados e incluir um elemento caption, verifique se o elemento caption identifica a tabela.

  4. Se existirem um atributo summary e um elemento caption nesta tabela de dados, verifique se o atributo summary não duplica o elemento caption.

Resultados Esperados