Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G98: Fornecer a possibilidade de o utilizador rever e corrigir as respostas antes de as submeter

Aplicabilidade

Sítios da Web que recolhem dados de utilizadores específicos do momento em que são submetidos, tais como dados de teste, e que não podem ser alterados depois de serem submetidos.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer aos utilizadores uma forma de garantir que os dados que introduzem estão correctos antes de executar uma transacção irreversível. As aplicações de testes, financeiras e legais permitem executar transacções que não podem ser "anuladas". Por conseguinte, é importante não existirem erros na submissão de dados, uma vez que o utilizador não terá a oportunidade de corrigir o erro depois de a transacção ter sido executada.

Num formulário simples de uma página, isto é fácil porque o utilizador pode rever o formulário antes de o submeter. Contudo, num formulário com várias páginas Web, os dados são recolhidos do utilizador em vários passos antes de a transacção ser executada. O utilizador pode não se lembrar de todos os dados que foram introduzidos em passos anteriores antes do passo no qual foi executada a transacção.

Uma abordagem é colocar os resultados de cada um dos passos em cache e permitir ao utilizador avançar e retroceder na navegação conforme pretendido para rever todos os dados introduzidos. Outra abordagem é fornecer um resumo de todos os dados recolhidos em todos os passos para o utilizador poder revê-los antes de terminar a transacção.

Antes do passo final que permite a execução da transacção, é pedido ao utilizador que reveja os dados introduzidos e os confirme. Depois da confirmação do utilizador, a transacção é concluída.

Exemplos

Testes

Procedimento

Numa aplicação de testes ou numa aplicação que permita executar transacções financeiras ou legais e que também recolha dados dos utilizadores em vários passos:

  1. Verifique se o utilizador pode voltar aos passos anteriores para rever e alterar os dados.

  2. Verifique se é fornecido um resumo de todos os dados introduzidos pelo utilizador antes de ser executada a transacção e se é fornecido um método para corrigir os erros, se necessário.

Resultados Esperados