Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G97: Fornecer a abreviatura imediatamente a seguir àdefinição por extenso

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que contenham texto.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é disponibilizar a definição por extenso de uma abreviatura, associando a definição por extenso à respectiva abreviatura da primeira vez que ocorre numa página Web. A definição por extenso de qualquer abreviatura pode ser encontrada procurando pela primeira utilização na página Web.

Ao encurtar uma palavra, frase ou nome mediante utilização de abreviatura, iniciais, acrónimo ou qualquer outra forma abreviada, forneça a definição por extenso antes de fornecer a forma abreviada. Isto facilita a leitura do texto e é recomendado por vários guias de estilo.

Tenha em atenção que algumas abreviaturas necessitam de explicações em vez de definições por extenso. Esta técnica não é apropriada para esse tipo de abreviaturas.

Esta técnica aplica-se à primeira ocorrência de uma abreviatura numa página Web. Ao combinar vários recursos numa única página Web, a definição por extenso da abreviatura seria apresentada no início de cada recurso. Contudo, neste caso, pode ser mais apropriado utilizar uma técnica diferente para fornecer a definição por extenso.

Exemplos

Exemplo 1

"O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) foi fundado em 1950 para fornecer protecção e assistência aos refugiados."

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

Para cada abreviatura no conteúdo:

  1. Procure a primeira utilização dessa abreviatura no componente criado.

  2. Verifique se a primeira utilização é imediatamente precedida pela definição por extenso da abreviatura.

  3. Verifique se a definição por extenso é a correcta para a utilização da abreviatura.

Resultados Esperados