Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G94: Fornecer a alternativa em texto abreviado para conteúdo não textual que serve a mesma finalidade e apresenta as mesmas informações do conteúdo não textual

Aplicabilidade

Aplica-se a todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é criar uma alternativa em texto que sirva a mesma finalidade e apresente as mesmas informações do conteúdo não textual original. Como resultado, é possível remover o conteúdo não textual e substituí-lo pela alternativa em texto sem perder quaisquer funcionalidades ou informações. Esta alternativa em texto não deverá necessariamente descrever o conteúdo não textual, mas sim servir a mesma finalidade e transmitir as mesmas informações. Por vezes, isto pode resultar numa alternativa em texto que parece uma descrição do conteúdo não textual, mas isso só aconteceria se essa fosse a melhor forma de servir a mesma funcionalidade.

Se possível, a alternativa em texto abreviado deve transmitir completamente a finalidade e as informações. Se tal não for possível numa frase ou oração curtas, a alternativa em texto abreviado deve fornecer uma breve descrição geral das informações. Para transmitir todas as informações, seria também utilizada uma alternativa em texto extenso.

A alternativa em texto deverá ser capaz de substituir o conteúdo não textual. Se o conteúdo fosse removido da página e substituído pelo texto, a página continuaria a fornecer a mesma função e informação. A alternativa em texto deve ser breve, mas o mais informativa possível.

É uma boa ideia considerar as seguintes questões na decisão sobre que texto deve ser incluído na alternativa:

Quando o conteúdo não textual incluir palavras que sejam importantes para compreender o conteúdo, o texto alt deve incluir essas palavras. Se o texto na imagem for demasiado extenso para caber numa alternativa em texto abreviado, deverá ser descrito na alternativa em texto abreviado, e deverá ser também fornecida uma alternativa em texto extenso com o texto completo.

Exemplos

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

  1. Remova, oculte ou disfarce o conteúdo não textual.

  2. Substitua-o pela alternativa em texto.

  3. Verifique se nada se perdeu (a finalidade do conteúdo não textual é cumprida pela alternativa em texto).

  4. Se o conteúdo não textual incluir palavras que sejam importantes para compreender o conteúdo, as palavras são incluídas na alternativa em texto.

Resultados Esperados