Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G92: Fornecer uma descrição extensa para conteúdo não textual que sirva a mesma finalidade e apresente as mesmas informações

Aplicabilidade

Aplica-se a todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma alternativa em texto extenso que sirva a mesma finalidade e apresente as mesmas informações do conteúdo não textual original quando uma alternativa em texto abreviado não for suficiente.

Combinada com a alternativa em texto abreviado, a descrição extensa deverá poder substituir o conteúdo não textual. A alternativa em texto abreviado identifica o conteúdo não textual e a alternativa em texto extenso fornece as informações. Se o conteúdo não textual fosse removido da página e substituído pelas descrições abreviadas e extensas, a página continuaria a fornecer a mesma função e informação.

As seguintes questões são úteis na decisão sobre o que deverá constar nas alternativas em texto.

Exemplos

Exemplo 1

Um gráfico que mostra as vendas de Outubro tem uma alternativa em texto abreviado intitulada "Gráfico de vendas de Outubro". A descrição extensa seria "Gráfico de Barras que mostra as vendas de Outubro. Existem 6 vendedores. A Maria está em primeiro com 349 unidades. A Frances está em segundo com 301. E, em seguida, está o Juan com 256, a Sue com 250, a Li com 200 e o Max com 195. A utilização principal do gráfico é mostrar quem vai à frente, por isso a descrição está por ordem de vendas."

Exemplo 2

Um gráfico de linhas que mostra as temperaturas médias de Inverno nos últimos 10 anos inclui uma alternativa em texto abreviado intitulada "Temperaturas médias de Inverno 1996-2006." A descrição extensa inclui a tabela de dados que foi utilizada para gerar o gráfico de linhas.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Remova, oculte ou disfarce o conteúdo não textual.

  2. Apresente a descrição extensa.

  3. Verifique se a descrição extensa transmite as mesmas informações do conteúdo não textual.

Resultados Esperados