Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G88: Fornecer títulos descritivos para páginas Web

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer um título descritivo a cada página Web. Os títulos descritivos ajudam os utilizadores a localizar o conteúdo e a orientarem-se e a navegarem no mesmo. Um título descritivo permite a um utilizador identificar facilmente qual a página Web que está a utilizar e a perceber quando uma página foi alterada. O título pode ser utilizado para identificar a página Web sem ser necessário que os utilizadores leiam ou interpretem o conteúdo da página. Os utilizadores podem identificar mais rapidamente o conteúdo que necessitam quando aparecem títulos descritivos e precisos nos mapas dos sítios da Web ou nas listas de resultados da procura. Os títulos descritivos utilizados no texto do link ajudam os utilizadores a navegar de forma mais precisa até ao conteúdo pretendido.

O título de cada página Web deve:

Também pode ser útil que o título:

Exemplos

Exemplo 1: Um título que indique primeiro as informações de identificação mais importantes

Uma página Web é publicada por um grupo de uma organização maior. O título da página Web identifica primeiro o tópico da página e, em seguida, mostra o nome do grupo seguido pelo nome da organização.

Código Exemplo:

<title>Working with us: The Small Group: The Big Organization</title>

Exemplo 2: Uma apresentação em multimédia sincronizada com um título descritivo

Uma apresentação em multimédia sincronizada sobre o tsunami no Sul da Ásia em 2004 intitula-se “O Tsunami de 2004".

Exemplo 3: Uma página Web com um título descritivo em três partes

Uma página Web fornece directrizes e sugestões para criar legendas ocultas. A página Web faz parte de um “subsítio" num sítio da Web de maiores dimensões. O título está separado em três partes por travessões. A primeira parte do título identifica a organização. A segunda parte identifica o subsítio ao qual a página Web pertence. A terceira parte identifica a própria página Web. (Para obter um exemplo real, consulte WGBH – Media Access Group – Perguntas Frequentes sobre Legendagem(página em inglês).)

Exemplo 4: Uma página Web de um jornal

Um sítio da Web que só permite ver a edição actual intitula a sua página Web "Notícias Nacionais, Primeira Página". Um sítio da Web que permite ver edições de diferentes datas intitula a sua página Web "Notícias Nacionais, Primeira Página, 17 de Outubro de 2005".

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se a página Web tem um título.

  2. Verifique se o título é relevante para o conteúdo da página Web.

  3. Verifique se a página Web pode ser identificada utilizando o título.

Resultados Esperados