Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G87: Fornecer legendas ocultas

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia audiovisual na qual existam agentes de utilizador que suportem legendas ocultas.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma forma para que as pessoas com deficiências auditivas, ou que tenham problemas em ouvir o diálogo em material em multimédia sincronizada, possam ver o material e perceber o diálogo e os sons, sem ser necessário que as pessoas que não sejam surdas vejam as legendas. Com esta técnica, todo o diálogo e os sons importantes são incorporados como texto de modo a que o texto não esteja visível, a não ser que o utilizador assim o deseje. Como resultado, só está visível quando for necessário. Isto requer suporte especial para legendagem no agente de utilizador.

NOTA: Não confunda as legendas para surdos com o outro tipo de legendas. Essas só fornecem o texto do diálogo e não incluem os sons importantes.

Exemplos

Exemplo 1

Exemplo 1: Para garantir que os utilizadores que são surdos possam utilizar os seus materiais educativos interactivos, a escola fornece legendas e instruções para activar as legendas para todos os programas educativos de áudio interactivos.

Exemplo 2: Todos os filmes online incluem legendas e são fornecidos num formato que permite a inserção de legendas ocultas.

Exemplo 3: Os ficheiros de legendas especiais, incluindo as informações de sincronização, são fornecidos para um filme existente. Existem leitores que podem reproduzir as legendas numa janela separada no ecrã, sincronizadas com a janela do filme.

Exemplo 4: Um vídeo de um evento local fornece legendas que podem ser reproduzidas sobre o vídeo ou numa janela separada, dependendo do leitor utilizado.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Indicações sobre Legendagem

SMIL

Outra Legendagem

Testes

Procedimento

  1. Active a funcionalidade de legendas ocultas do leitor multimédia.

  2. Veja o conteúdo em multimédia sincronizada.

  3. Verifique se as legendas (de todo o diálogo e sons importantes) estão visíveis.

Resultados Esperados