Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G85: Fornecer uma descrição em texto quando a entrada de dados por parte do utilizador não se enquadre no formato ou valores obrigatórios

Aplicabilidade

Conteúdo que aceite entrada de dados por parte do utilizador, com restrições no formato, valor e/ou tipo de dados.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer ajuda na correcção de erros de entrada, em que as informações fornecidas pelo utilizador não são aceites. Quando os utilizadores introduzem dados que são validados, e são detectados erros de entrada, são fornecidas informações em texto sobre a natureza e localização do erro de entrada para permitir aos utilizadores identificar o problema. Uma abordagem é utilizar validação do lado do cliente e fornecer uma caixa de diálogo de aviso que descreva imediatamente o erro quando os utilizadores introduzem dados inválidos num campo. Outra abordagem, utilizando a validação do lado do servidor, é voltar a apresentar o formulário (incluindo todos os dados anteriormente introduzidos), e uma descrição em texto no topo da página a indicar a existência de um erro, a descrever a natureza do problema e a fornecer formas de localizar facilmente os campos com problema.

Além de ser fornecida a descrição em texto, é necessário que a mesma apresente uma das seguintes informações para ajudar o utilizador:

Exemplos

Testes

Procedimento

  1. Preencha um formulário, introduzindo deliberadamente dados que não se enquadrem no formato ou valores obrigatórios.

  2. Verifique se é fornecida uma descrição em texto que identifique o campo com o erro e forneça algumas informações sobre a natureza dos dados inválidos e como corrigi-los.

Resultados Esperados