Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G84: Fornecer uma descrição em texto quando o utilizador fornecer informação que não se enquadre na lista de valores permitidos

Aplicabilidade

Conteúdo que recolhe dados do utilizador onde tem de ser introduzido um conjunto limitado de valores.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

Quando os utilizadores introduzem dados que são validados, e são detectados erros, é necessário descrever a natureza do erro para que o utilizador possa aceder ao mesmo. Uma abordagem é apresentar uma caixa de diálogo de aviso que descreve os campos com erros quando o utilizador tenta submeter o formulário. Outra abordagem, se a validação for efectuada pelo servidor, é devolver o formulário (com os dados do utilizador ainda nos campos) e fornecer uma descrição em texto no topo da página a indicar a existência de um problema de validação, a descrever a natureza do problema e a fornecer formas de localizar facilmente os campos com problema. A parte "em texto" do Critério de Sucesso realça que não é suficiente indicar simplesmente que um campo tem um erro, colocando um asterisco na respectiva etiqueta ou colocando-a a vermelho. Deve ser fornecida uma descrição em texto do problema.

Quando os dados tiverem de limitar-se a um conjunto de valores permitidos, a descrição em texto deve indicar esse facto. Se possível, deve incluir a lista de valores, ou sugerir o valor permitido mais semelhante ao valor introduzido.

Exemplos

Testes

Procedimento

  1. Introduza dados inválidos no campo de um formulário.

  2. Verifique se a informação sobre o problema é fornecida em texto.

Resultados Esperados