Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G8: Fornecer um filme com áudio-descrições alargadas

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia que suporte áudio e vídeo.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma segunda versão do conteúdo do vídeo que forneça áudio-descrições alargadas. Uma das dificuldades na criação de áudio-descrições tradicionais é que, por vezes, o narrador tem de fornecer muita informação durante pausas muito curtas no diálogo. A áudio-descrição alargada coloca o áudio e o vídeo temporariamente em pausa, permitindo a apresentação de informação importante quando as pausas no diálogo são insuficientes para uma descrição adequada.

Fornecer uma segunda versão do vídeo com áudio-descrições alargadas torna este conteúdo acessível a pessoas cegas que necessitam de ouvir não apenas o diálogo mas também o contexto e outros aspectos do vídeo, que não são transmitidos unicamente pelo diálogo das personagens, e para as quais não existe tempo suficiente durante o diálogo normal.

Uma vez que interrompe a visualização para aqueles que não necessitam da descrição adicional, são muitas vezes fornecidas técnicas que permitem activar e desactivar esta funcionalidade. Em alternativa, podem ser fornecidas versões que incluam ou não a descrição adicional.

Exemplos

Exemplo 1

Numa versão alternativa de um vídeo online de uma família a fugir de um prédio em chamas, existe um diálogo contínuo entre o marido e a mulher, que discutem o paradeiro das crianças. Entretanto, em plano de fundo, uma parede cede, o que constitui informação importante na história, visto que irá bloquear a fuga por aquele lado do edifício. A faixa de vídeo pára (a mesma frame é repetida) enquanto o narrador fornece os detalhes sobre a parede a cair e, em seguida, o vídeo prossegue.

Exemplo 2

Um vídeo de formação inclui uma narrativa ao longo do vídeo, de forma quase contínua. Está disponível uma versão alternativa para as pessoas que têm dificuldade em visualizar essa parte do vídeo. A versão alternativa fixa o vídeo e fornece a áudio-descrição da informação-chave.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados

Testes

Procedimento

  1. Abra a versão do filme que inclui as áudio-descrições alargadas.

  2. Verifique se o vídeo pára para a áudio-descrição alargada quando não existir espaço suficiente para incluir a narração necessária no decurso do diálogo normal.

  3. Verifique se a áudio-descrição inclui a informação necessária.

  4. Se as versões alternativas estiverem numa página separada, verifique se existem links disponíveis para permitir ao utilizador aceder às outras versões.

Resultados Esperados