Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G76: Fornecer um mecanismo para solicitar uma actualização do conteúdo, em vez de actualizar automaticamente

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia ou combinação de tecnologias que suportem actualizações automáticas.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é deixar o utilizador controlar se e quando o conteúdo for actualizado, de modo a evitar confusão ou desorientação provocadas por actualizações automáticas que alteram o contexto. Os utilizadores de leitores de ecrã podem achar as actualizações automáticas confusas, porque nem sempre é claro o que está a acontecer. Quando uma página é actualizada, o "cursor virtual" do leitor de ecrã, que assinala a localização actual do utilizador na página, desloca-se para o topo da página. As pessoas que utilizam software de ampliação de ecrã e as pessoas com incapacidades de leitura também podem ficar desorientadas quando as páginas são actualizadas automaticamente.

Algum conteúdo é frequentemente actualizado com novos dados ou informações. Alguns programadores forçam actualizações automáticas inserindo códigos no conteúdo que fazem com que o conteúdo solicite uma nova cópia de si próprio ao servidor. Estas actualizações e a frequência das mesmas nem sempre estão sob controlo do utilizador. Em vez de accionar actualizações automaticamente, os autores podem fornecer um mecanismo que permita ao utilizador solicitar uma actualização do conteúdo conforme for necessário.

Exemplos

Exemplo 1

Em HTML, um programador pode fornecer um botão ou link que permita ao utilizador actualizar o conteúdo. Por exemplo, numa página com itens de novidades localizada em http://www.example.com/news.jsp

Código Exemplo:

<a href="news.jsp">Update this page</a>

Exemplo 2

Numa interface Web para e-mail (Webmail), um programador pode fornecer um botão ou link para ir buscar novos e-mails a receber, em vez de actualizar automaticamente.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Encontre mecanismos para actualizar o conteúdo (se existirem).

  2. Para cada mecanismo, verifique se permite ao utilizador solicitar uma actualização.

  3. Para cada mecanismo, verifique se pode provocar uma actualização automática.

Resultados Esperados