Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G74: Fornecer uma descrição extensa no texto junto ao conteúdo não textual, com uma referência àlocalização da descrição extensa na descrição abreviada

Aplicabilidade

Aplica-se a todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma descrição extensa para que o utilizador não necessite de se deslocar até outra localização para obter a descrição. Também permite que todos os utilizadores vejam a descrição, o que pode ser útil para pessoas que não encontrem algumas funcionalidades no conteúdo não textual.

Com esta técnica, a descrição extensa é fornecida como parte da apresentação normal (i.e., todos a recebem). A descrição encontra-se junto ao conteúdo não textual, mas não tem de ser o item logo a seguir. Por exemplo, pode existir uma legenda sob um gráfico com a descrição extensa fornecida no parágrafo seguinte.

A localização desta descrição extensa é assim fornecida na alternativa em texto abreviado para que o utilizador saiba onde procurá-la se não puder visualizar o conteúdo não textual.

Exemplos

Exemplo 1: Gráfico de barras

Um gráfico de barras numa página Web mostra as vendas dos três melhores vendedores.

A alternativa em texto abreviado indica: "Gráfico de vendas de Outubro para os três melhores vendedores."

O seguinte encontra-se no parágrafo imediatamente a seguir ao gráfico. "As vendas de Outubro mostram que a Mary lidera com 400 unidades. Logo a seguir vem o Mike com 389. O Chris completa o nosso top 3 com 350 unidades vendidas."

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se a alternativa em texto abreviado inclui a localização da descrição extensa.

  2. Verifique se a descrição extensa se encontra junto ao conteúdo não textual, tanto visualmente como na ordem de leitura linear.

  3. Verifique se a descrição extensa transmite a mesma informação do conteúdo não textual.

Resultados Esperados

Todos os passos acima são verdadeiros.