Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G71: Fornecer um link de ajuda em todas as páginas Web

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Notas de Apoio para o Agente de Utilizador e para a Tecnologia de Apoio

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer ajuda contextualizada aos utilizadores à medida que introduzem dados nos formulários, fornecendo, no mínimo, um link para as informações de ajuda em cada página Web. O link conduz a uma página de ajuda com informações específicas dessa página Web. Outra abordagem é fornecer um link de ajuda para todos os controlos interactivos. A colocação desse link imediatamente antes ou depois do controlo permite aos utilizadores chegarem facilmente até ao mesmo se tiverem problemas no controlo. A apresentação das informações de ajuda numa nova janela de browser garante que todos os dados que já tenham sido introduzidos no formulário não sejam perdidos. NOTA: Um link não é o único meio para fornecer ajuda.

Exemplos

Exemplo 1

O exemplo abaixo mostra um elemento label que inclui um link de ajuda. Incluir o link de ajuda no elemento label permite que os utilizadores de leitores de ecrã tenham acesso ao link de ajuda ao interagir com o controlo do formulário de introdução de dados.

Código Exemplo:

<form action="test.html">
        <label for="test">Test control
        <a href="help.html" target="_blank">Help</a></label>
        <input type="text" name="test" id="test" />
</form>

Testes

Procedimento

  1. Identifique uma página Web que contenha formulários.

  2. Verifique se existe, no mínimo, um link para informações de ajuda específicas para o preenchimento do formulário nesta página Web ou outro recurso.

  3. Verifique se existem links antes ou depois de cada controlo interactivo para informações de ajuda específicas para esse controlo.

Resultados Esperados