Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G70: Fornecer uma função para procurar um dicionário online

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer a definição de palavras, frases, jargão ou definições por extenso das abreviaturas, adicionando um mecanismo para aceder a um dicionário online para a página Web. Esta técnica utiliza recursos existentes na Internet para fornecer a definição, em vez de necessitar que o autor crie uma glossário ou outro mecanismo no sítio da Web. Ao fornecer acesso a partir da página Web, um utilizador pode facilmente localizar a definição pretendida. Esta técnica só pode ser utilizada se o dicionário online devolver a definição correcta.

Exemplos

Exemplo 1

Um sítio da Web que descreva a forma como funciona um computador deve incluir um formulário de procura em cada página Web. A procura de termos informáticos, acrónimos e abreviaturas será efectuada num dicionário online. Uma vez que o dicionário é especializado em termos informáticos, a definição por extenso dos acrónimos encontrada deve ser mais exacta do que a existente num dicionário geral.

Exemplo 2

Um curso online de gramática inglesa fornece um parágrafo de texto que introduz novas palavras. Cada uma das palavras corresponde a um link para um dicionário online para encontrar a definição da palavra. Ao activar um link, abrir-se-á uma nova janela para um dicionário online com a definição da palavra específica.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

Para cada palavra, frase ou abreviatura, dais quais pretenda a definição:

  1. Verifique se existe um mecanismo na página Web para procurar a palavra, frase ou abreviatura através de um dicionário online.

  2. Verifique se o resultado da procura da palavra, frase ou abreviatura no dicionário corresponde à definição correcta.

Resultados Esperados

Nota: A definição de abreviatura utilizada nas WCAG é: "forma abreviada de uma palavra, frase ou nome, em que a definição por extenso original não tenha sido rejeitada pela organização à qual se refere, e em que a abreviatura não se torna parte da língua."