Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G65: Fornecer um trilho de navegação

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

Um trilho de navegação ajuda o utilizador a visualizar a forma como o conteúdo foi estruturado e como retroceder na navegação para páginas Web anteriores, e pode identificar a localização actual numa série de páginas Web. Um trilho de navegação apresenta localizações no caminho que o utilizador fez para aceder à página Web, ou apresenta a localização da página Web actual na organização do sítio da Web.

Os trilhos de navegação são implementados utilizando links para as páginas Web que foram acedidas no processo de navegação para a página Web actual. São colocadas na mesma localização em cada página Web do conjunto.

Pode ser útil para os utilizadores para separarem itens no trilho de navegação com um separador visível. Os exemplos de separadores incluem ">", "|", "/" e "::".

Exemplos

Exemplo 1

Um programador navega no sítio da Web de um fabricante de ferramentas de autor para descobrir como criar hiperligações. Os resultados da procura conduzem-no a uma página Web com instruções específicas sobre como criar hiperligações utilizando a ferramenta de autor. Contém os seguintes links para criar um trilho de navegação:

Código Exemplo:

Home :: Developer Center :: How To Center 

Neste exemplo, o trilho de navegação não contém o título da página Web actual, "Como criar hiperligações". Essa informação está disponível como o título da página Web.

Exemplo 2

O sítio da Web do portfólio de um fotógrafo foi organizado em diferentes galerias e cada galeria foi dividida em categorias. Um utilizador que navegue no sítio da Web até uma página que contenha uma fotografia de um pinguim Gentoo verá o seguinte trilho de navegação no topo da página Web:

Código Exemplo:

Home / Galleries / Antarctica / Penguins / Gentoo Penguin 

Todos os itens, excepto "Pinguim Gentoo" estão implementados como links. A localização actual, Pinguim Gentoo, está incluída no trilho de navegação, mas não está implementada como um link.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

Quando tiverem sido implementados trilhos de navegação num conjunto de páginas Web:

  1. Navegue até uma página Web.

  2. Verifique se é apresentado um trilho de navegação.

  3. Verifique se o trilho de navegação apresenta a sequência de navegação correcta para alcançar a localização actual ou o caminho hierárquico correcto para a localização actual na estrutura do sítio da Web.

  4. Para um trilho de navegação não inclua a localização actual:

    1. Verifique se todos os elementos do trilho de navegação estão implementados como links.

  5. Para um trilho de navegação que inclua a localização actual:

    1. Verifique se todos os elementos, excepto para a localização actual, estão implementados como links.

    2. Verifique se a localização actual não está implementada como um link.

  6. Verifique se todos os links conduzem para a página Web correcta, conforme especificado pelo trilho de navegação.

Resultados Esperados