Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G63: Fornecer um mapa do sítio da Web

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

Esta é uma de várias técnicas para localizar conteúdo suficiente para abordar o Critério de Sucesso 2.4.5. Um mapa do sítio da Web é uma página Web que fornece links para diferentes secções do sítio da Web. Para disponibilizar este mapa no sítio da Web, é necessário, no mínimo, que todas as páginas indicadas no mapa tenham um link para o mesmo.

O mapa do sítio da Web serve várias finalidades.

Existem diferentes tipos de mapas de sítios da Web. O tipo mais simples e mais comum é um plano geral que mostra links para cada secção ou subsítio da Web. As vistas desse plano geral não mostram as relações mais complexas do sítio da Web, tais como links entre páginas em diferentes secções. Para alguns sítios da Web de grandes dimensões, estes mapas utilizam títulos extensíveis que mostram detalhes adicionais sobre cada secção.

Um mapa de sítio da Web descreve o conteúdo e a organização de um sítio da Web. É importante que os mapas sejam actualizados sempre que o sítio da Web é actualizado. Uma página Web que não inclua links para todas as secções de um sítio da Web, que apresente uma organização diferente da organização do sítio da Web, ou que inclua links que já não sejam válidos, não é um mapa de sítio da Web válido.

Exemplos

Exemplo 1

A Web Accessibility Initiative fornece um mapa de sítio da Web WAI que apresenta diferentes secções do seu sítio da Web. O mapa mostra as diferentes secções do sítio da Web e algumas das subestruturas dessas secções.

Exemplo 2

O mapa do sítio da Web de uma revista online apresenta todas as secções da revista e as subsecções existentes em cada secção. Também inclui links para Ajuda, Como Contactar-nos, Política de Privacidade, Oportunidades de Emprego, Como Subscrever e a página inicial da revista.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se o sítio da Web contém um mapa.

  2. Verifique se os links do mapa conduzem às secções correspondentes do sítio da Web.

  3. Para cada link do mapa, verifique se a página de destino contém um link para o mapa do sítio da Web.

  4. Para cada página do sítio da Web, verifique se é possível aceder à página seguindo um conjunto de links apresentados no mapa do sítio da Web.

Resultados Esperados