Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G62: Fornecer um glossário

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que contenham texto.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é disponibilizar a definição de uma palavra, frase ou abreviatura, fornecendo a definição num glossário. Um glossário é uma lista de palavras, frases e abreviaturas por ordem alfabética com as respectivas definições. Os glossários são oportunos quando as palavras, frases e abreviaturas utilizadas no conteúdo estão relacionadas com uma matéria ou área de tecnologia específicas. Um glossário também pode fornecer a pronúncia de uma palavra ou frase.

O glossário é incluído no final da página Web ou é localizado através de um dos mecanismos para localizar conteúdo num conjunto de páginas Web. (Consulte as Noções sobre o Critério de Sucesso 2.4.5.)

Se o glossário incluir várias definições para a mesma palavra, frase ou abreviatura, o simples fornecimento do glossário não é suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. Deve ser utilizada uma técnica diferente para encontrar a definição correcta. Isto é especialmente importante se as utilizações de uma palavra, frase ou abreviatura não forem exclusivas na página Web, ou seja, se diferentes ocorrências do item tiverem diferentes definições.

Exemplos

Exemplo 1

Os utilizadores de fóruns de chat online criaram vários acrónimos e abreviaturas para aumentar a velocidade das conversas por computador. Por exemplo, LOL refere-se a "laughing out loud" (rir muito alto) e FWIW é a abreviatura de "for what it's worth" (se serve de alguma coisa). O sítio da Web fornece uma página de glossário que apresenta as definições por extenso dos acrónimos e abreviaturas mais utilizados.

Exemplo 2

Uma página Web sobre teorias matemáticas inclui um glossário dos termos matemáticos, abreviaturas e acrónimos mais utilizados.

Exemplo 3

Um manual escolar inclui um glossário de novas palavras introduzidas em cada capítulo.

Exemplo 4

Um texto em holandês utiliza a frase "Hij ging met de kippen op stok" (Deitou-se com as galinhas). O glossário explica que esta frase significa "Hij ging vroeg naar bed" (Foi cedo para a cama).

Exemplo 5: Um glossário de expressões idiomáticas

O romance americano "The Adventures of Huckleberry Finn" (As Aventuras de Huckleberry Finn) inclui várias expressões idiomáticas que eram utilizadas no sudoeste dos Estados Unidos da América nos anos 40 do século XIX. Numa edição online concebida para estudantes, cada expressão idiomática tem um link para um item no glossário.

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se

    • O glossário está incluído na página Web, ou

    • Está disponível um mecanismo para localizar o glossário.

  2. Verifique se cada palavra, frase ou abreviatura, das quais pretende a definição, se encontra definida no glossário

  3. Verifique se o glossário contém apenas uma definição para cada item.

Resultados Esperados

Nota: A definição de abreviatura utilizada nas WCAG é: "forma abreviada de uma palavra, frase ou nome, em que a definição por extenso original não tenha sido rejeitada pela organização à qual se refere, e em que a abreviatura não se torna parte da língua."