Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G61: Apresentar componentes repetidos pela mesma ordem relativa sempre que são apresentados

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é tornar o conteúdo mais fácil de utilizar, tornando mais previsível a colocação de componentes repetidos. Esta técnica ajuda a manter uma apresentação ou disposição consistentes entre páginas Web, apresentando os componentes que se repetem nestas unidades da Web pela mesma ordem relativa sempre que são apresentados. Podem ser inseridos outros componentes entre eles, mas a sua ordem relativa não é alterada.

Esta técnica também se aplica a componentes de navegação repetidos. As páginas Web contêm frequentemente um menu de navegação ou outro componente de navegação que permite ao utilizador passar para outras páginas Web. Esta técnica torna a colocação de componentes de navegação mais previsível, apresentando os links ou as referências programáticas dentro de um componente de navegação pela mesma ordem sempre que um componente de navegação é repetido. Podem ser removidos ou inseridos outros links entre os existentes, por exemplo, para permitir a navegação dentro de uma subsecção de um conjunto de páginas Web, mas a ordem relativa não é alterada.

Exemplos

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Indique os componentes que se repetem em cada página Web num conjunto de páginas Web (por exemplo, em cada página de um sítio da Web).

  2. Para cada componente, verifique se é apresentado pela mesma ordem relativa no que respeita a outros componentes repetidos em cada página Web em que aparece.

  3. Para cada componente de navegação, verifique se os links ou as referências programáticas são sempre apresentados pela mesma ordem relativa.

Resultados Esperados