Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G56: Misturar ficheiros de áudio para que os sons que não sejam de fala sejam, no mínimo, 20 decibéis mais baixos do que o conteúdo de áudio de fala

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é permitir aos autores incluírem som por detrás da fala sem dificultar a compreensão da mesma para as pessoas com problemas de audição. Garantir que a fala em primeiro plano está 20 db acima do som de fundo torna a fala 4 vezes mais alta do que o som de fundo. Para mais informações sobre Decibéis (dB), consulte Sobre Decibéis(página em inglês).

Exemplos

Exemplo 1: Um locutor com a voz sobreposta ao cenário de um motim

Exemplo 2: Um contraste de som suficiente entre um narrador e a música de fundo

Este exemplo apresenta uma voz com música a tocar em plano de fundo, em que a voz está 20 dB acima do som de fundo. A voz (em primeiro plano) está gravada a 17,52 decibéis (valor médio quadrático - RMS) e a música (som de fundo) está a 37,52 decibéis, o que faz com que o som do primeiro plano esteja 20 decibéis acima do som de fundo.

Exemplo de áudio

Exemplo de Áudio: O primeiro plano está 20 decibéis acima do som de fundo (mp3)

Transcrição do exemplo de áudio (bom contraste):

"Normalmente, o primeiro plano refere-se a uma voz que fala e que deve ser compreendida. Neste preciso momento, a minha voz está 20 decibéis acima do som de fundo, que é a música. Este é um exemplo de como deve ser feito".

Exemplo visual da gravação acima

O exemplo de áudio acima é apresentado visualmente abaixo numa fotografia do ficheiro num editor de áudio. A secção que contém som em primeiro plano e em plano de fundo está realçada. O comprimento da onda é maior do que a secção que contém apenas som de fundo.

Representação visual de contraste insuficiente.

Exemplo de Falha 3: Contraste de Áudio Insuficiente entre um narrador e a música de fundo

Exemplo de áudio da falha

Este exemplo apresenta uma voz com música a tocar em plano de fundo, em que a voz não está 20 dB acima do som de fundo. A voz (em primeiro plano) está a 18 decibéis e a música (som de fundo) está a cerca de 16 decibéis, fazendo com que o primeiro plano esteja apenas 2 decibéis mais alto do que o som de fundo.

Exemplo de Áudio: O som em primeiro plano está menos de 20 decibéis acima do som de fundo (mp3)

Transcrição de um exemplo de áudio (mau contraste):

"Este é um exemplo de uma voz que não está suficientemente alta em relação ao som de fundo. A voz, em primeiro plano, está apenas cerca de 2 decibéis acima do som de fundo. Desta forma, é difícil de compreender por uma pessoa que tenha dificuldades de audição. É difícil discernir uma palavra de outra. Este é um exemplo do que não se deve fazer."

Exemplo visual da falha

A secção realçada contém som em primeiro plano e em plano de fundo. A onda tem praticamente o mesmo comprimento da secção que contém apenas som de fundo, o que significa que o som de fundo é demasiado alto comparado com a voz em primeiro plano.

Representação visual de mau contraste.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados

Testes

Procedimento

  1. Localize os valores mais altos do conteúdo em plano de fundo entre a fala em primeiro plano.

  2. Meça o volume em dB(A) SPL.

  3. Meça o volume da fala em primeiro plano em dB(A) SPL.

  4. Subtraia os valores.

  5. Verifique se o resultado é 20 ou mais.

Resultados Esperados