Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G55: Aceder às definições através de um link

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que incluam links.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é disponibilizar a definição de uma palavra, frase ou abreviatura fornecendo a definição, na mesma página Web ou numa página Web diferente, e criando um link entre o item e a respectiva definição.

Os links são uma opção eficaz para se aceder à definição de uma palavra, frase ou abreviatura. O utilizador pode utilizar o link para localizar a definição rápida e facilmente e, em seguida, voltar à sua posição anterior no conteúdo através do botão Retroceder do agente de utilizador.

Exemplos

Exemplo 1

Os termos técnicos e abreviaturas num artigo sobre lesões no desporto estão associados, através de um link, a definições num dicionário médico.

Exemplo 2

Um manual contém um glossário com os novos termos apresentados em cada capítulo. A primeira ocorrência de cada um destes termos inclui um link para aceder à respectiva definição no glossário.

Exemplo 3

É fornecido um glossário geral de abreviaturas. Todas as ocorrências de abreviaturas incluem um link para aceder directamente à definição correcta nesse glossário.

Exemplo 4

O termo jargão inclui um link para aceder à respectiva definição no Glossário das WCAG2.

Exemplo 5

O termo "modulo" é jargão utilizado em conteúdo da Web relacionado com matemática. Está disponível uma definição de "modulo" na página Web. Cada ocorrência do termo "modulo" inclui um link para aceder à respectiva definição.

Exemplo 6

Uma expressão idiomática em japonês contém um link para aceder à respectiva definição. Este exemplo inclui um link na página para aceder à definição de uma expressão idiomática.

Código Exemplo:

<p>....<a href="#definition">さじを投げる</a>....</p>

<h3>脚注:</h3>
<dl>
<dt id="definition" name="definition">さじを投げる</dt>
<dd>どうすることもできなくなり、あきらめること。</dd>
</dl> 

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

Testes

Procedimento

Para cada palavra, frase ou abreviatura a ser definida:

  1. Verifique se, no mínimo, a primeira ocorrência do item é um link.

  2. Verifique se cada link conduz à definição do item.

Resultados Esperados