Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G54: Incluir um intérprete de língua gestual na sequência de vídeo

Aplicabilidade

Aplica-se a todas as tecnologias que apresentem informação multimédia sincronizada.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é permitir que os utilizadores que não conseguem ouvir ou ler o texto rapidamente possam aceder a material em multimédia sincronizada.

Para as pessoas que comunicam essencialmente em língua gestual, existem vezes em que não é preferível e outras em que não é possível lerem e compreenderem o texto à velocidade a que é apresentado em legendas. Para estas pessoas é importante fornecer uma apresentação em língua gestual das informações de áudio.

Uma forma universalmente compatível de o fazer é simplesmente incluir um vídeo do intérprete de língua gestual na sequência de vídeo. A desvantagem é que fornece uma imagem com uma resolução mais baixa, que não pode ser facilmente ampliada sem ampliar toda a imagem.

Nota 1: Se a sequência de vídeo for muito curta, o intérprete de língua gestual será indiscernível. Quando criar uma sequência de vídeo que inclua um vídeo de um intérprete de língua gestual, certifique-se de que existe um mecanismo para reproduzir a sequência de vídeo no ecrã inteiro na tecnologia de conteúdo suportada por acessibilidade. Caso contrário, certifique-se de que a parte do vídeo que contém o intérprete é ajustável ao tamanho respectivo se a sequência de vídeo completa fosse apresentada no ecrã inteiro.

Nota 2: Uma vez que a língua gestual não é, normalmente, uma versão com gestos da língua escrita, o autor tem de escolher que língua gestual deve incluir. Normalmente, será utilizada a língua gestual do público principal. Se se destinar a vários públicos, podem ser utilizadas várias línguas. Para obter informações sobre várias línguas gestuais, consulte a técnica de tipo aconselhada.

Exemplos

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Peça a uma pessoa que consiga ouvir e que esteja familiarizada com a língua gestual que está a ser utilizada para ver o programa.

  2. Verifique se existe um intérprete de língua gestual no ecrã.

  3. Verifique se o diálogo e os sons importantes estão a ser transmitidos pelo intérprete visível no ecrã.

Resultados Esperados