Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G21: Garantir que os utilizadores não ficam bloqueados no conteúdo

Aplicabilidade

Todas as tecnologias que suportem um funcionamento interactivo.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é garantir que os utilizadores de teclado não fiquem bloqueados numa subsecção do conteúdo, da qual só podem sair utilizando um rato ou dispositivo apontador. Um exemplo comum é o conteúdo apresentado utilizando plug-ins. Os plug-ins são agentes de utilizador que apresentam o conteúdo na janela anfitriã do agente de utilizador, e respondem a todas as acções do utilizador que ocorrem enquanto o plug-in recebe o foco. Se o plug-in não fornecer um mecanismo no teclado para devolver o foco à janela principal, os utilizadores que dependem do teclado podem ficar bloqueados no conteúdo do plug-in.

Este problema pode ser evitado utilizando um dos seguintes mecanismos, para fornecer aos utilizadores uma forma de saírem da subsecção do conteúdo:

Se o autor utilizar uma tecnologia que permita aos utilizadores aceder ao subconteúdo através do teclado e, por predefinição, não permita que saiam do subconteúdo através do teclado (i.e., não é uma funcionalidade da tecnologia de conteúdo da Web nem dos seus agentes de utilizador), então, para implementar esta técnica, o autor terá de criar essa capacidade no conteúdo ou então não utilizar a tecnologia.

Exemplos

Recursos

Não existem recursos disponíveis para esta técnica.

(actualmente, não existe nenhuma indicada)

Testes

Procedimento

  1. Utilize a tecla de tabulação para percorrer o conteúdo do início ao fim.

  2. Verifique se o foco do teclado está bloqueado num conteúdo, de uma forma que a pessoa não possa sair de qualquer parte do conteúdo e continuar a percorrer o resto do conteúdo.

Resultados Esperados