Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G190: Fornecer um link adjacente ou associado a um objecto que não esteja em conformidade para aceder a uma versão alternativa em conformidade

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

É recomendado que todos os objectos numa página estejam em conformidade, mas existem determinadas circunstâncias em que tal pode não ser possível. Podem existir situações em que um objecto ou uma secção de conteúdo se destinem a pessoas com determinadas incapacidades, e que esses mesmos atributos os tornem inacessíveis a outras pessoas. Também podem existir outras razões para não ter um objecto em conformidade numa página Web. Quando um objecto não está em conformidade, existe um link para uma versão alternativa em conformidade junto ao objecto que não está em conformidade, na ordem de leitura linear, ou um link associado ao conteúdo que não está em conformidade. A versão alternativa em conformidade transmite as mesmas informações da versão que não está em conformidade.

Exemplos

Exemplo 1: Um vídeo de uma música rap, em que as áudio-descrições interferem com a integridade artística da música

Um vídeo de uma música rap intitulada "The Hip Hop Kid" tem um cenário musical. A introdução das partes faladas da "Áudio-Descrição" durante as pausas na música interfere com as linhas de guitarra e os sons de bateria que o artista está a tentar transmitir. Na página Web, imediatamente a seguir ao tema do vídeo, existe um link que indica: "Versão áudio-descrição de 'The hip hop kid'" que inclui uma versão do vídeo com áudio-descrições do que acontece visualmente no vídeo.

Exemplo 2: Uma imagem de um documento histórico

Uma página Web sobre a Declaração da Independência inclui uma imagem do documento. Não existe contraste suficiente entre o texto e o fundo, e a caligrafia do documento é difícil de ler. Um link conduz o utilizador a uma versão HTML do documento.

Exemplo 3: Uma animação que não é suportada por acessibilidade

Uma animação interactiva criada utilizando uma tecnologia Web que não é suportada por acessibilidade é apresentada numa página Web. Existe um link para uma versão alternativa em conformidade da animação junto ao conteúdo que não está em conformidade.

Testes

Procedimento

Para cada objecto que não esteja em conformidade numa página:

  1. Certifique-se de que existe um objecto que não esteja em conformidade na página Web.

  2. Certifique-se de que existe um link para uma versão em conformidade identificável do objecto imediatamente a seguir ao objecto que não está em conformidade na ordem de leitura linear.

  3. Certifique-se de que o link conduz a uma versão em conformidade.

Resultados Esperados