Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G19: Garantir que nenhum componente do conteúdo tenha mais de três flashes no período de um segundo

Aplicabilidade

Aplica-se a qualquer tecnologia.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é evitar flashes a níveis conhecidos por causar ataques epilépticos se os flashes forem brilhantes e grandes o suficiente. Visto que alguns utilizadores podem utilizar ampliadores de ecrã, esta técnica limita o modo flash de conteúdo de qualquer tamanho para um número máximo de três flashes num período de um segundo.

Nota 1: Esta técnica é mais rigorosa que o Critério de Sucesso de Nível 1, mas é mais fácil de testar e pode ser utilizada para cumprir o Critério de Sucesso de Nível 1, uma vez que todos os limites de falhas no Critério de Sucesso de Nível 1 envolvem 3,5 flashes ou mais no período de um segundo. A maioria dos conteúdos não tem flashes e mesmo o conteúdo em modo intermitente não apresenta uma intermitência tão rápida, excepto em ocasiões raras. Desta forma, para evitar testes mais complexos especificados pelo Critério de Sucesso, pode-se seguir esta técnica para garantir que o conteúdo tenha apenas um, dois ou, no máximo, três flashes no período de um segundo.

Nota 2: Em relação a 3,5 Flashes: Se existirem sete transições do escuro para o claro ou do claro para o escuro, serão 3,5 flashes, o que é mais do que os três flashes permitidos (seis transições).

Exemplos de 3,5 flashes ou sete transições:

Exemplos

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados

Testes

Procedimento

  1. Verifique se não existem mais de três flashes no período de um segundo.

  2. Se existirem três flashes, verifique se o estado Claro/Escuro no final do período de um segundo é o mesmo que no início.

Resultados Esperados