Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G186: Utilizar um controlo na página Web que pára o conteúdo em movimento, em modo intermitente ou em actualização automática

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer ao utilizador um controlo que lhe permita parar o conteúdo em movimento ou em modo intermitente. Uma vez que o controlo se encontra na página Web, o próprio controlo cumpre o nível apropriado de conformidade com as WCAG, por ex., tem um contraste apropriado, um nome que o identifica e é acessível por teclado. O controlo encontra-se no topo da página ou está adjacente ao conteúdo em movimento. Um único controlo pode parar todo o conteúdo em movimento ou em modo intermitente existente na página, ou podem existir controlos separados para partes individuais do conteúdo.

Exemplos

Exemplo 1: Ticker Tape da Bolsa de Valores

Uma página Web apresenta os resultados mais recentes da bolsa de valores numa "ticker tape" (fita registadora) que se desloca automaticamente ao longo da parte inferior do ecrã. Um botão "Colocar em Pausa" permite ao utilizador parar a ticker tape. Quando a ticker tape é retirada da pausa, retoma a apresentação das informações actuais sobre a bolsa de valores.

Exemplo 2: Ferramenta de Teleconferência

Uma página Web de teleconferência apresenta uma fila de pessoas que pretendem falar. Uma caixa de verificação na página permite ao utilizador escolher se a apresentação da fila deve ser actualizada automaticamente quando é adicionada ou removida uma pessoa, ou se só deve ser actualizada quando o utilizador pressiona o botão "Actualizar". Quando a fila está a ser actualizada automaticamente, o botão Actualizar está desactivado.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se existe um controlo na página Web para parar o movimento.

  2. Active o controlo.

  3. Verifique se o movimento, o modo intermitente ou a actualização automática pararam.

Resultados Esperados