Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G184: Fornecer instruções em texto no início de um formulário ou conjunto de campos que descrevem a entrada de dados necessária

Aplicabilidade

Todas as tecnologias.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é ajudar o utilizador a evitar erros de entrada, informando-o antecipadamente sobre as restrições de formato de dados que tem de introduzir. As instruções sobre essas restrições são fornecidas no início dos formulários. Esta técnica resulta melhor para formulários com poucos campos, ou para os formulários que tenham muitos campos que exijam dados no mesmo formato. Nestes casos, é mais eficaz descrever o formato uma vez nas instruções no início do formulário, em vez de repetir a mesma informação para cada campo que tenha o mesmo requisito de formato restrito.

Exemplos

Exemplo 1

Um sítio da Web de negócios permite aos utilizadores enviar descrições de empregos que tiverem. O formulário para reunir as informações inclui campos para o nome da empresa, cargo, datas de início e de fim e descrição da função. No início do formulário encontram-se as seguintes instruções:

Exemplo 2

Um directório empresarial permite aos utilizadores personalizar as informações, tais como o número de telefone e responsabilidades da função, editando o seu perfil. No início do formulário encontram-se as seguintes instruções:

Testes

Procedimento

  1. Identifique controlos de formulário que só irão aceitar dados introduzidos pelo utilizador num determinado formato.

  2. Verifique se são fornecidas instruções no início do formulário sobre o formato esperado para cada um dos controlos de formulário identificados no passo 1.

Resultados Esperados