Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G182: Garantir que estão disponíveis sinais de aviso visuais adicionais quando forem utilizadas cores de texto diferentes para transmitir informações

Aplicabilidade

Texto a cores quando a cor é utilizada para transmitir informações, tais como:

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

A finalidade desta técnica é fornecer um sinal visual redundante para os utilizadores que podem não conseguir distinguir uma diferença na cor do texto. Normalmente, as cores são utilizadas para indicar o estado diferente das palavras que fazem parte de um parágrafo ou outro bloco de texto, ou quando não é possível utilizar caracteres especiais ou gráficos para indicar as palavras que têm um estado especial. Por exemplo, as palavras dispersas no texto podem ser links de hipertexto assinaladas como tal estando numa cor diferente. Esta técnica descreve uma forma de fornecer sinais de aviso para além das cores, de modo a que os utilizadores que possam ter dificuldades em distinguir as cores ou tenham baixa visão as possam identificar.

Para utilizar esta técnica, um autor incorpora um sinal visual para além da cor em todos os locais em que só é utilizada a cor para transmitir informações. Os sinais visuais podem assumir várias formas, incluindo alterações ao estilo do tipo de letra, adição de sublinhados, negrito, itálico ou alterações ao tamanho da letra.

Exemplos

Testes

Procedimento

  1. Localize todas as ocorrências em que a cor do texto é utilizada para transmitir informações.

  2. Verifique se todo o texto em que é utilizada cor para transmitir informações também foi moldado ou utiliza um tipo de letra que o torna visualmente distinto do outro texto circundante.

Resultados Esperados