Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G175: Fornecer uma ferramenta de selecção de várias cores na página para cores de primeiro plano e de plano de fundo

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia que permita aos utilizadores guardar preferências para reutilizar noutras páginas.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é incluir um controlo numa página Web, ou conjunto de páginas Web, que permita aos utilizadores especificar as cores de primeiro plano e de fundo preferidas para o conteúdo. Esta técnica pode ser implementada utilizando qualquer tecnologia que permita aos utilizadores guardar preferências que possam ser utilizadas em todas as páginas. Mediante a utilização desta técnica, um autor inclui um controlo de selecção de cores no sítio da Web que permite aos utilizadores seleccionar e guardar as preferências de cores de primeiro plano e de fundo para utilizar nas outras páginas de um sítio da Web. As páginas são concebidas para procurar estas preferências e para se adaptarem em conformidade quando as definições guardadas são encontradas.

Muitos utilizadores com incapacidades cognitivas têm problemas com texto preto normal num fundo branco. Por vezes, conseguem ler muito melhor o texto utilizando cores diferentes para o texto e fundo e, por vezes, estas combinações de cores são muito específicas e não as esperadas por outras pessoas (por exemplo, castanho ou azul).

Alguns destes utilizadores terão dificuldade em definir as cores utilizando as definições de cor do browser ou as definições de cor dos sistemas operativos. Fornecer uma ferramenta na página Web que disponibilize uma vasta gama de cores de primeiro plano e de fundo permitir-lhes-á alterar facilmente as cores sem terem de procurar as definições do browser.

Exemplos

Exemplo 1

O utilizador pode introduzir valores hexadecimais nos campos de texto. O link "seleccionar" irá abrir uma ferramenta de selecção de cores para o campo contíguo.

Captura de ecrã que mostra os controlos de cores de primeiro plano e de fundo, que correspondem a campos de texto com valores hexadecimais. Cada campo inclui um link que abre um controlo de selecção de cores posicionado entre a etiqueta e o campo de texto.

A ferramenta de selecção de cores apresentada para seleccionar um cor.

Captura de ecrã que mostra a ferramenta de selecção de cores com o seleccionador de cores apresentado para seleccionar um cor de fundo. O utilizador tem 216 cores à sua disposição.

Em seguida, é apresentado um exemplo real desta técnica implementada utilizando PHP, Javascript, CSS e XHTML: Exemplo de Seleccionador de Cores.

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Verifique se existe um controlo na página identificado como uma ferramenta de selecção de cores.

  2. Verifique se a ferramenta de selecção de cores fornece uma variedade de opções de cor para o texto e o fundo.

  3. Seleccione novas cores para o texto e fundo utilizando a ferramenta.

  4. Verifique se o conteúdo é actualizado para utilizar as combinações de cor seleccionadas.

Resultados Esperados