Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G174: Fornecer um controlo com uma relação de contraste suficiente que permita aos utilizadores mudar para uma apresentação que utilize contraste suficiente

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

Quando o contraste entre o texto e o fundo numa determinada parte da página não tiver sido concebido para cumprir o nível de contraste dos Critérios de Sucesso 1.4.3 ou 1.4.6, é possível cumprir estas directrizes utilizando a cláusula "Versão Alternativa" dos requisitos de conformidade (Requisito de Conformidade 1). Um link ou controlo na página podem alterar a página de modo a que todos os aspectos fiquem em conformidade, ou podem conduzir o utilizador a uma nova versão da página que esteja em conformidade com o nível pretendido.

Para que esta técnica seja utilizada com êxito, as seguintes três afirmações têm de ser verdadeiras.

  1. O link ou controlo na página original têm de cumprir o requisito de contraste do Critério de Sucesso pretendido. (Se o utilizador não conseguir ver o controlo, não poderá utilizá-lo para poder aceder à nova página.)

  2. A nova página tem de incluir as mesmas informações e funcionalidade da página original.

  3. A nova página tem de estar em conformidade com todo o Critério de Sucesso relativamente ao nível de conformidade pretendido (i.e., a nova página não pode apenas ter o nível de contraste pretendido e não cumprir os restantes requisitos de conformidade).

Esta técnica pode ser utilizada para cumprir o Critério de Sucesso 1.4.3 tendo texto (ou imagens do texto) na versão alternativa da página com um contraste de 4.5:1 e qualquer texto grande (ou imagens do texto grande) com um contraste de 3:1 com o fundo. Se a versão alternativa da página tiver todo o texto (ou imagens do texto) com um contraste de 7:1 e o texto grande (ou imagens do texto grande) com um contraste de 4.5:1 cumprirá os Critérios de Sucesso 1.4.3 e 1.4.6.

Nota: Esta técnica pode ser utilizada em conjunto com uma técnica de mudança de estilo para apresentar uma página que seja uma versão alternativa em conformidade para conteúdo que não esteja em conformidade. Para mais informações, consulte C29: Utilizar um comutador de estilo para fornecer uma versão alternativa em conformidade (CSS) e Noções sobre Versões Alternativas em Conformidade .

Exemplos

Testes

Procedimento

  1. Verifique se existe um link ou controlo na página original que forneça acesso à versão alternativa.

  2. Verifique se o link ou controlo na página original estão em conformidade com todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade que está a ser testado.

  3. Verifique se a versão alternativa cumpre o contraste e todos os restantes critérios de sucesso para o nível de conformidade que está a ser testado.

Resultados Esperados