Técnicas para as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

-

G173: Fornecer uma versão de um filme com áudio-descrições

Aplicabilidade

Qualquer tecnologia que suporte áudio e vídeo.

Esta técnica está relacionada com:

Descrição

O objectivo desta técnica é fornecer uma segunda versão do conteúdo de vídeo que forneça áudio-descrições, de modo a que as pessoas que não conseguem ver possam compreender o conteúdo audiovisual.

Uma vez que, actualmente, a maioria dos agentes de utilizador não consegue combinar várias faixas de áudio, esta técnica adiciona as informações de áudio suplementares à multimédia sincronizada, fornecendo uma segunda versão do filme, em que a banda sonora original e a áudio-descrição adicional foram reunidas numa única faixa. Estas informações adicionais concentram-se nas acções, nas personagens, nas mudanças de cenário e no texto no ecrã (não legendas) que são importantes para a compreensão do conteúdo.

Como não é útil que estas novas informações ocultem as informações de áudio essenciais na banda sonora original (ou que sejam ocultadas por altos efeitos de som), as novas informações são adicionadas durante as pausas existentes no diálogo e nos efeitos de som. Isto limita a quantidade de informações suplementares que pode ser adicionada ao programa.

Fornecer uma segunda versão do filme que inclua áudio-descrições como a faixa de áudio principal irá tornar este conteúdo acessível às pessoas cegas que necessitam de ouvir não só o diálogo, como também o contexto e outros aspectos do vídeo que não são comunicados apenas pelo diálogo das personagens.

Exemplos

Recursos

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Testes

Procedimento

  1. Abra a versão da multimédia que inclui detalhes visuais importantes que não podem ser compreendidos a partir apenas da banda sonora principal.

  2. Ouça o filme.

  3. Verifique se são utilizados os intervalos no diálogo para transmitir informações importantes relacionadas com o conteúdo visual.

  4. Se as versões alternativas estiverem numa página separada, verifique se existem links disponíveis para permitir ao utilizador aceder às outras versões.

Resultados Esperados